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Ferrovias

Governo estadual planeja expandir trens e metrô em mil quilômetros

02 de Janeiro de 2025 às 21:55
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TIC Eixo Oeste ligará Sorocaba à capital paulista
TIC Eixo Oeste ligará Sorocaba à capital paulista (Crédito: DIVULGAÇÃO / GOV. SP )

 

O governo do Estado de São Paulo anunciou que vai expandir em mil quilômetros o transporte de passageiros por ferrovias em todo o território paulista nos próximos anos pelo programa SP nos Trilhos. A proprosta lançada em 2024 tem 40 projetos entre Trens Intercidades (TICs) — incluindo o de Sorocaba a São Paulo, veículos leves sobre trilhos (VLTs), trens urbanos e metrô. Ao todo, as iniciativas estão estimadas em R$ 194 bilhões para extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, com potencial para a geração de 150 mil empregos.

“O Estado de São Paulo cresceu e suas grandes cidades nasceram às margens dos trilhos. Há um grande esforço do Governo do Estado de retomar o transporte ferroviário, que é urgente e importante. As rodovias estão cada vez mais congestionadas, nós precisamos de uma solução sustentável e aderente ao que o mundo faz. Se vamos começar a retomada do transporte ferroviário de passageiros no Brasil, isso tem que acontecer em São Paulo. Temos um futuro ferroviário que está renascendo, nós vamos fazer a ferrovia renascer no estado de São Paulo e o paulista voltar a andar de trem”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Um dos grandes projetos do SP nos Trilhos é o TIC Eixo Norte, que ligará a capital a Campinas. Com investimentos de R$ 14,2 bilhões, ele foi leiloado em fevereiro deste ano e será implantado pela concessionária TIC Trens.

A operação do serviço expresso, prevista para o início em maio de 2031, vai funcionar entre a estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí e total de 64 minutos de viagem. O transporte ferroviário terá a capacidade para transportar até 860 passageiros por viagem e será o mais rápido do Brasil, alcançando até 140 km/h. A concessionária será responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas geradas por 30 anos.

Outro empreendimento qualificado é o TIC Eixo Oeste, que integrará por linha férrea a capital a Sorocaba. Com investimento de R$ 10 bilhões, a iniciativa visa realizar uma parceria público-privada (PPP) para a extensão de 100 quilômetros de trilhos, em um trajeto deverá ser feito em 60 minutos. Atualmente, o deslocamento rodoviário tem duração de 1h50 minutos de carro e 2h10 minutos de ônibus, conforme o governo estadual.

Ainda em fase de estudos estão os TIC Eixo Leste (São Paulo/São José dos Campos) e TIC Eixo Sul (São Paulo/Baixada Santista), que somam investimentos conjuntos de R$ 25 bilhões. O Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste permitirá a ligação, por linha férrea, entre a cidade e a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, finalizando o percurso no município de São José dos Campos, com extensão entre 80 quilômetros e 130 quilômetros. O trajeto deverá ser realizado em 75 minutos, beneficiando cerca de 2,7 milhões de pessoas.

No TIC Eixo Sul, a ligação será entre a capital e a Baixada Santista. O trajeto também pode variar entre 80 quilômetros e 130 quilômetros de extensão, sendo percorrido em 90 minutos, ao contemplar 1,8 milhão de pessoas. (Da Redação, com informações da Agência SP)