Segurança
GCMs ocupam cargos em outras secretarias
Prefeitura de Sorocaba não informou em quais pastas os 16 agentes atuam
Um total de 16 guardas civis municipais de Sorocaba, de um efetivo de 318, ocupa cargos comissionados em outras secretarias da Prefeitura de Sorocaba. O Executivo, porém, não informou em quais pastas eles atuam. Segundo a municipalidade, não há regra que define uma quantidade ideal de agentes.
Recentemente, 50 candidatos aprovados no concurso público da Guarda Civil Municipal (GCM) começaram a ser convocados para assumir os cargos. As vagas são para agentes de segunda classe, sendo dez para mulheres e 40 para homens.
A sessão de atribuição será na próxima terça-feira (7), no Salão de Vidro, que fica no térreo do Paço Municipal, localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. O Poder Público informou que, além desses, outros 300 novos agentes deverão ser chamados ao longo destes quatro anos. Antes de serem colocados em campo, segundo a prefeitura, os novos guardas passarão por um treinamento de cinco meses.
O que faz a GCM?
A GCM colabora com o trabalho das polícias Civil e Militar, com foco em proteger a população, os próprios municipais e dar apoio aos serviços da prefeitura. Em Sorocaba, os agentes fazem patrulhamento em equipamentos públicos, como escolas, unidades de saúde, parques, áreas de lazer e em outros locais. O objetivo das rondas é coibir crimes, a exemplo de invasões, furtos, danos e depredações.
Outra função é auxiliar a Vigilância Sanitária, além da fiscalização de transporte clandestino e de ambulantes. Os guardas ainda realizam a segurança de eventos públicos. Há, também, uma equipe de trânsito encarregada de fiscalizar e monitorar a fluidez do tráfego. (Da Redação)