Iniciativa
Cansado de esperar, porteiro faz manutenção em praça
Morador juntou dinheiro com venda de latinhas para conseguir limpar área no Jardim Zulmira
Um morador do Jardim Zulmira, na zona oeste de Sorocaba, decidiu agir diante do abandono da praça Guerino Pietro Bom. Cansado de esperar uma resposta da Prefeitura, ele resolveu usar seus próprios recursos e equipamentos para realizar a manutenção do local e cortou a grama, pintou os bancos e fez a limpeza.
O porteiro, Luiz Antonio de Souza Feitosa, responsável pela ação, explicou que o abandono da praça foi o principal motivador para sua atitude. “Aqui no Jardim Zulmira, a praça é um dos poucos locais de lazer para as famílias do bairro. Quando vi a grama tomando conta e a sujeira se acumulando, não pude esperar mais”, contou. Com um cortador de grama e outros utensílios, ele se dedicou por várias horas para devolver à praça um aspecto mais agradável e seguro.
A praça, que deveria ser um espaço de convivência e lazer, sofre com a falta de manutenção. “Com o dinheiro que junto vendendo latinhas, consigo abastecer o cortador com gasolina, e as pessoas que passam também ajudam com materiais, como tinta para os bancos”, afirma o homem.
Morador no bairro há mais de 40 anos, Luiz ressaltou que essa não foi a primeira vez que tomou a iniciativa. “Já fiz esse tipo de manutenção diversas vezes nos últimos seis anos e, se for necessário, continuarei fazendo, sempre com muito amor pelo bem da comunidade.” O crescimento descontrolado da vegetação, aliado à falta de limpeza regular, tem gerado insatisfação entre os moradores. “Protocolei vários pedidos à prefeitura, mas não obtive resposta. Estamos preocupados com a proliferação de escorpiões, como já foi noticiado em outras praças da cidade”, afirma o morador.
Ciente das reclamações, a Prefeitura de Sorocaba informou que já programou ações intensificadas no Jardim Zulmira, baseadas em iniciativas semelhantes que vêm sendo realizadas em outros locais, como o Jardim São Carlos. (Murilo Aguiar - programa de estágio)