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Moradores denunciam precariedade na Estação de Tratamento de Esgoto Carandá

Segundo os relatos, faltam peças nas máquinas para operação adequada; Saae afirma que funcionamento está dentro dos parâmetros exigidos

08 de Janeiro de 2025 às 21:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Lodo na ETE prejudicaria o trabalho
Lodo na ETE prejudicaria o trabalho (Crédito: JOÃO FRIZO 08/01/2025)


Moradores do Residencial Carandá têm relatado problemas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Carandá, que estaria operando de forma precária devido à falta de manutenção nos equipamentos. Entre as principais queixas, está o mau cheiro que afeta diretamente o bem-estar da comunidade, que exige soluções imediatas do poder público.

Segundo um dos moradores do bairro, que preferiu não se identificar, estão ocorrendo problemas no local há meses: “Não há manutenção nas máquinas responsáveis pelo tratamento de esgoto. Com as chuvas recentes, o lodo foi parar no rio, poluindo o manancial. A prefeitura informou que o contrato com a empresa que realizava a manutenção foi encerrado. A ETE Carandá está praticamente parada há muito tempo porque o contrato com a empresa venceu.”

Outro morador destacou a falta de estrutura como o maior problema enfrentado. “A gente percebe que os funcionários estão se esforçando, mas falta estrutura. A situação está longe do ideal. Nós pagamos nossos impostos e merecemos um serviço eficiente, sem transtornos como esse”.

Ausência de manutenção preventiva

Mais de um servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba confirmou que a ETE enfrenta dificuldades operacionais. Um deles, que terá a identidade preservada, revelou que nessa estação “ a máquina centrífuga, usada para desidratar o lodo, está parada há três meses porque falta uma peça. Sem ela, o lodo não pode ser tratado como deveria. São três batedores funcionando, mas o ideal nesse local seriam quatro equipamentos”.

Em nota, questionado sobre isso, o Saae explicou que: “os batedores operam 24 horas por dia, parando apenas em caso de queda de energia”.

A fonte chegou a dizer que na ETE Carandá existe um esforço por parte dos funcionários para manter o funcionamento da estação de forma manual: “O que deveria ser automático está sendo feito manualmente. A limpeza das grades e lixeiras continua regularmente, mas os funcionários precisam usar rastelos para retirar o lodo. A ETE está sobrevivendo no trabalho braçal, mas a situação precisa de solução”.

Posicionamento do Saae

O Saae/Sorocaba informou, em nota, que, mesmo com o encerramento do contrato com a empresa responsável pela manutenção, equipes próprias da autarquia têm realizado os serviços necessários. A autarquia também garantiu que: “a estação funciona 24 horas por dia e o tratamento do esgoto atende aos parâmetros legais e ambientais exigidos”. (João Frizo - programa de estágio)

 

 

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