Homicídio
Polícia Civil apura crime ocorrido em parque público
Vítima apresentava marcas de disparos de arma de fogo e um corte profundo no pescoço
Um homem de 52 anos foi encontrado com ferimentos graves no Parque Porto das Águas, em Sorocaba, na noite da primeira sexta-feira (3) do ano. Ele apresentava marcas de disparos de arma de fogo e um corte profundo no pescoço. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil investiga, agora, o caso como homicídio.
Policiais militares foram acionados via denúncia anônima e encontraram o homem caído na área do parque, que fica na avenida 15 de Agosto. Próximo ao corpo estavam o veículo da vítima, um GM/Meriva bege, além de documentos, cartões e uma carteira contendo R$ 168. Peritos da Polícia Científica identificaram manchas de sangue no local, mas o carro não apresentava danos.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Investigações Criminais (Deic), investiga as circunstâncias do crime e busca identificar os responsáveis. Exames periciais foram requisitados ao Instituto Médico Legal (IML) e diligências estão em andamento.
O Parque Porto das Águas, geralmente frequentado por famílias para lazer e convivência, não possui câmeras de monitoramento.
A Prefeitura de Sorocaba informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) intensificou as rondas no parque e nas áreas próximas. A gestão municipal também estuda a instalação de câmeras de vigilância em locais estratégicos como parte de um projeto de melhoria da segurança em parques e espaços públicos.
De acordo com a prefeitura, o Parque Porto das Águas não possui histórico relevante de incidentes graves e conta com sinalização para orientar os visitantes quanto a normas de segurança. Além disso, a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) desenvolve um projeto de revitalização para aumentar o uso do parque, o que inclui a instalação de equipamentos como academias ao ar livre e espaços pet-friendly.
O Parque Porto das Águas fica próximo do Parque das Águas, na margem direita do rio Sorocaba.
Autoridades reforçam a importância da colaboração da população na denúncia de irregularidades. A GCM e a Polícia Militar podem ser acionadas pelos telefones 153 e 190, respectivamente. Informações que possam ajudar no esclarecimento do crime devem ser direcionadas à Polícia Civil (197). (João Frizo
programa de estágio)