Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção

Campanha contra a dengue é lançada em Sorocaba

O foco principal são as ações preventivas

09 de Janeiro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Programa ‘casa a casa’: visitas rotineiras para orientar a população
Programa ‘casa a casa’: visitas rotineiras para orientar a população (Crédito: THAÍS MARCOLINO)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), deu início, nesta quarta-feira (8), à campanha de combate à dengue 2025. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ações preventivas, a iniciativa contará com ampla divulgação nas redes sociais oficiais do município, além de cartazes em prédios públicos, propagandas em ônibus e ações educativas lideradas pelas equipes da Divisão de Zoonoses.

De acordo com a SES, no ano passado durante os trabalhos de prevenção, foram 462.619 visitas domiciliares, 997.670 quilos de inservíveis coletados, 263 atividades educativas para a população e 325 autuações relacionadas às arboviroses. Para 2025, o foco continuará sendo as atividades educativas e as forças-tarefa nos bairros, com recolhimento de materiais que possam acumular água e servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Prevenção

Uma das principais estratégias, segundo a prefeitura, é o bloqueio de casos suspeitos ou confirmados de dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Equipes da Divisão de Zoonoses visitam os imóveis da área afetada, realizando a remoção ou o tratamento de criadouros, orientando a população sobre sintomas e formas de prevenção, além de identificar novos casos.

Outra medida é a aplicação de veneno, conhecida como nebulização. Essa técnica, utilizada apenas em áreas com casos confirmados ou suspeitos, visa reduzir a população de mosquitos adultos infectados. O procedimento segue normas técnicas para evitar danos ambientais e resistência do mosquito ao veneno.

O programa “casa a casa” também segue ativo, promovendo visitas rotineiras aos imóveis para eliminar criadouros e orientar a população.

Cuidados essenciais

A Secretaria de Saúde orienta a população sobre medidas simples, mas eficazes para evitar a proliferação do mosquito, como manter as lixeiras tampadas e sacos plásticos bem fechados; armazenar pneus secos em locais cobertos; eliminar ou guardar de boca para baixo garrafas, frascos e potes vazios; aplicar detergente ou sabão em ralos pouco usados; remover pratos de vasos de plantas e manter bromélias e plantas semelhantes em locais cobertos; lavar diariamente vasilhas de água para animais; certificar-se de que caixas d’água estejam bem vedadas; limpar e tratar bandejas de geladeiras e piscinas regularmente; verificar calhas e lajes, removendo água acumulada e evitando entupimentos.

Denúncias

A população pode denunciar possíveis criadouros do mosquito pelo canal 156, no site oficial da prefeitura (http://central156.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao) ou em uma das Casas do Cidadão. Também há atendimento pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, no número (15) 99129-2426, das 8h às 17h. Após a denúncia, uma equipe técnica realiza a inspeção e toma as providências necessárias. (Da Redação, com informações da Prefeitura Municipal de Sorocaba)