Oportunidades
Chances de ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho aumentam em janeiro
Profissionais mais requisitados, atualmente, são auxiliares de produção e de estoque, ajudantes gerais e operadores de logística
O início do ano é bom para a procura de emprego, pois as empresas abrem contratações, segundo os profissionais da área. Em duas consultorias de Recursos Humanos (RH), a maioria das vagas é para funções operacionais. Mesmo com a oferta, às vezes, os contratantes enfrentam dificuldades para preenchê-las.
Segundo Laísa Maciel, diretora da Qualitas Humanus, toda época é propícia para buscar trabalho, mas fazer isso no começo de janeiro aumenta as chances de ingressar ou se recolocar no mercado. “As empresas começam a querer reestruturar a equipe e iniciam novos projetos, então, tem mais abertura de vaga”, conta.
A consultoria é focada no atendimento à indústria, principalmente com oferecimento de vagas temporárias. A maior parte delas é para a área operacional. Nesse nicho, os profissionais mais requisitados, atualmente, são auxiliares de produção e operadores de logística. “Tem, por exemplo, uma indústria, que é nossa cliente, que abriu, no final de dezembro, 300 vagas, e esse pessoal vai entrar agora em janeiro”, cita Maria Claudia Domingues, gestora de negócios da agência.
Embora oportunidades estejam disponíveis, Laísa diz que, por vezes, elas não são ocupadas por falta de interesse. “São vagas que ficam aquecidas o ano todo, porque as empresas sempre precisam. Então, acaba faltando gente, [porque] sentimos muita dificuldade [de encontrar] pessoas comprometidas até para vir para a entrevista.”
Candidatos mais exigentes
Proprietária da Fatto Umano RH, Giovana Cristina Spagnol também nota essa questão. Conforme ela, durante algum tempo, vendedor foi o profissional mais requisitado. Essa tendência, completa, se intensificou após a pandemia de Covid-19, pois os empresários precisavam voltar a vender. No entanto, por causa de algumas características da função, as pessoas não querem mais exercê-la. Com isso, do fim do ano passado para o início de 2025, os postos operacionais passaram a liderar a lista daqueles com mais empregos. Entre os trabalhadores mais buscados estão auxiliares de produção e de estoque, além de ajudantes gerais.
Outros dois fatores fizeram os candidatos ficarem mais exigentes na hora de procurar emprego. Conforme Giovana, que também é psicóloga, muita gente descobriu formas de ter renda em home office ou por conta própria. A oferta favorável de oportunidades também aumenta a rotatividade. Diante desse cenário, ela aponta que os empreendedores devem priorizar a retenção de funcionários em vez de contratar novos.
Para tanto, é necessário investir em medidas para motivar quem está na equipe a ficar. “Os empresários precisam ficar mais atentos não só ao salário que pagam, mas também ao ambiente de trabalho: se é atrativo, se é respeitoso, se a pessoa tem chance de crescer lá dentro, se ele paga benefícios considerados importantes”, ensina.
Esse contexto, acrescenta Giovana, acarretou até mesmo mudanças nos processos seletivos e, agora, eles têm de ser mais ágeis. “Se mandamos um currículo de um candidato interessante para o cliente, ele tem de entrevistá-lo, no máximo, em dois dias. Se ele gostou, tem de oferecer a proposta rápido, porque, se não, perde [o candidato]”, alerta.
Por outro lado, os interessados nas vagas devem ter comprometimento, comparecendo a todas as etapas das seleções. De acordo com a dona da Fatto Umano RH, muitos de seus clientes reclamam da falta de compromisso. “É uma queixa geral das empresas de candidato que marca a entrevista e não aparece, não dá satisfação. Daquele que participa do processo só para saber como ele está e, no fim, não quer mais. Toma um tempo danado da empresa. Toma um tempo danado das agências e das empresas e, depois, some.”
Ela alerta que essa conduta prejudica a própria pessoa, pois fica com imagem negativa perante os recrutadores e contratantes.
Vagas no posto local do Sine são disponibilizadas diariamente
Quem está desempregado sabe que janeiro é propício para conseguir uma recolocação. Após oito anos trabalhando como autônomo, o pintor Mauro Dantas Vieira, 56 anos, quer trabalhar registrado na mesma área. Em busca disso, foi à unidade local do Sistema Nacional de Emprego (Sine), antigo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizado na região central de Sorocaba. Ele já saiu com uma entrevista agendada para o dia seguinte. “É uma coisa mais segura, tem mais treinamento e eu aprendo mais”, justifica.
Já Nilson Carlos Pereira, 57, está sem trabalho há sete meses e também compareceu ao Sine. Ele conta que não perdeu tempo e começou a procura logo no início do ano por uma razão específica: “Já fico o ano inteiro trabalhando”.
Nilson quer voltar para a função habitual, de auxiliar de manutenção predial, ou iniciar no posto de zelador. Durante o período parado, aproveitou para fazer um curso de vigilante, para aprimorar o currículo e ter uma terceira opção de ocupação.
As vagas do Sine são disponibilizadas, todos os dias, no site noticias.sorocaba.sp.gov.br e nas redes sociais Prefeitura de Sorocaba — Instagram: instagram.com/prefeituradesorocaba e Facebook: facebook.com/prefeituradesorocaba). Também estão no site empregabrasil.mte.gov.br e no aplicativo Sinefacil.
Os interessados podem se candidatar diretamente no posto — rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro —, na unidade móvel ou nas Casas do Cidadão. É necessário levar carteira de trabalho, CPF e RG. As repartições funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O munícipe ainda pode contatar o Sine Municipal pelo WhatsApp: 99149-2474.
DICAS AOS CANDIDATOS
- Faça networking;
- Mantenha o currículo sempre atualizado, com todas as informações relevantes
- Mande currículos regularmente, sejam físicos ou por meio de cadastros on-line
- Se qualifique
- Defina as áreas de interesse, pretensão salarial, tipo de empresa e de função desejados, além da região onde pretende trabalhar
- Leia a descrição da vaga atentamente para ver se atende a todos os requisitos exigidos
- Acompanhe o andamento das vagas para as quais se candidatou
- Pesquise o endereço do local da entrevista com antecedência para planejar o trajeto e não se atrasar
- Busque informações sobre a empresa e saiba, prontamente, quem procurar quando chegar lá
- Se a entrevista for on-line, arrume a câmera, o som, a iluminação e o ambiente antecipadamente. Verifique a conexão de internet, o seu equipamento e se o link para a reunião está abrindo corretamente - Vista-se adequadamente para a entrevista
- Se alimente antes para não passar mal por causa do nervosismo
Galeria
Confira a galeria de fotos