Finalização
Reforma da Igreja Matriz de Salto de Pirapora deve ser concluída em março
Após três anos da interdição em virtude das rachaduras que comprometiam a segurança do templo, a Igreja Matriz de Salto de Pirapora, dedicada a São João Batista, deve ser entregue à comunidade católica em março deste ano. Os reparos emergenciais foram iniciados no final de julho de 2024, com o prazo de oito meses para a conclusão.
De acordo com o pároco José Edmilson Santos Silva, o andamento da obra de revitalização interna do espaço já foi estabilizado, bem como a parte crítica de estruturação da fundação estrutural das paredes. “Na primeira quinzena de janeiro, seguindo a programação da construtora, terá início a reposição dos granitos e mármores, bem como a pintura interna do espaço da igreja e a restauração da calçada em volta do templo”, relata o sacerdote.
Após a conclusão dos reparos na Matriz, as obras seguem para o prédio pastoral, localizado ao lado do templo religioso. Segundo o padre, o local também foi atingido pelas rachaduras e, portanto, também será revitalizado.
“Agradecemos o empenho e dedicação de muitos e dos responsáveis nessa obra e contamos com a compreensão dos fiéis, que vem sofrendo a ausência das atividades pastorais”, manifesta o pároco. “A previsão de entrega da igreja São João Batista está programada para o início de março de 2025”.
Embora a execução esteja no prazo planejado, o líder religioso não descarta a possibilidade de alterações e alerta que o tempo de entrega pode sofrer alterações, caso seja necessário. Contudo, a expectativa é que a Matriz esteja aberta para a população em março, no mês de aniversário de instalação, celebrado no dia 04.
Construção Histórica
A Paróquia São João Batista, localizada na região central de Salto de Pirapora, é o cartão postal da cidade. O templo foi construído em taipa de pilão, em honra a Nossa Senhora das Dores, em 1763, pelo capitão-mor Salvador de Oliveira Lemes.
Entre reformas e novas construções, a igreja foi elevada a paróquia em 27 de fevereiro de 1951 pelo bispo Dom Aguirre, sendo efetivamente instalada, como dito acima, no início de março do mesmo ano.