Buscar no Cruzeiro

Buscar

Risco

Sorocaba registra maior número de interrupções elétricas causadas por cerol

Na RMS foram registrados mais de 600 casos de quedas de energia

15 de Janeiro de 2025 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Campanha reforça os perigos das pipas com linhas cortantes
Campanha reforça os perigos das pipas com linhas cortantes (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

As ocorrências com pipas com cerol, ou com outros materiais cortantes, causaram 613 interrupções no sistema elétrico na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Os dados são da CPFL Piratininga e, desses episódios, 266 aconteceram em Sorocaba o município com mais casos. Contudo, além de romper cabos de energia, a mistura usada nas linhas também pode comprometer a segurança das pessoas.

Neste cenário, a companhia de fornecimento de força e luz criou a campanha “Guardião da Vida”, ressaltando a importância de que a brincadeira, popular entre crianças e adolescentes, seja feita longe da rede elétrica. Entre as mensagens transmitidas na ação, também estão recomendações a respeito do cerol, também conhecido como “linha chilena”.

Esses materiais, por conduzir energia, ao ser utilizado nas linhas das pipas aumentam consideravelmente os riscos de choques se tiver contato com a rede de distribuição. Além disso, em razão do efeito cortante dessa mistura, outros acidentes mais graves e até mesmo fatais podem ocorrer.

Em Sorocaba

O uso do cerol é proibido em Sorocaba pela Lei Municipal n 8.471/2008. O valor da multa, em caso de flagrante, é de R$ 2.377,22. A penalidade é ainda maior, chegando ao dobro e com risco de cassação do alvará, para estabelecimentos que comercializem a substância. As fiscalizações e apurações de denúncias, por sua vez, são feitas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), por meio do Setor de Fiscalização de Posturas.

“O ideal é brincar em locais adequados e, sobretudo, evitar o uso de cerol, que pode provocar acidentes graves e até fatais. As crianças devem evitar a proximidade de fios elétricos, além de ter cuidado em ruas e avenidas, onde há tráfego de veículos”, reforça a força de segurança municipal.

No ano passado, o registro de ocorrências relacionadas ao uso de linhas cortantes aumentou significativamente na cidade. Enquanto em 2023 a GCM atendeu três episódios com autuações, em 2024 foram registrados 14 casos, além da apreensão de 204 pipas e 67 linhas. Já em 2025, até o momento, não houve nenhuma ocorrência.

As denúncias envolvendo pipas podem ser feitas por meio dos contatos: 190 (Polícia Militar), 153 (GCM) e 193 (Corpo de Bombeiros), ou pelo site da Prefeitura (http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao). Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria Geral do Município, pelo número: (15) 99129-2426, das 8h às 17h. (Da Redação)

 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos