Tempo
Fim de semana é de calor com possibilidade de chuva isolada
Últimos dias desta semana devem ser de forte calor e tempo abafado em todo o Estado
Os últimos dias desta semana devem ser de forte calor e tempo abafado em todo o Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (16), segundo a Defesa Civil Estadual, o aquecimento diurno junto com a umidade vinda do oceano, causam típicas pancadas de chuva de verão, que podem vir acompanhadas de raios, vento e até mesmo granizo em pontos isolados no território paulista.
Na sexta-feira (17), o dia segue quente, com sol entre muitas nuvens, o que manterá a sensação de calor e o tempo abafado no Estado. Até o momento, a previsão não indica chuva com grandes acumulados.
Em Sorocaba, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (16), a mínima é de 21 graus e a máxima de 25 graus. Na sexta-feira (17), a máxima passa a ser de 28 graus e no sábado (18), as temperaturas podem chegar aos 31 graus. Nestes três dias, há possibilidade de chuvas isoladas na cidade. Já no domingo (19), o dia é de sol com poucas nuvens. A temperatura varia de 22 a 32 graus, sem previsão de chuva.
Onda de calor
O Climatempo faz um alerta para a população sobre ondas de calor em determinados estados do Brasil, nos próximos dias. São Paulo não faz parte da lista, mas pode sentir os reflexos do fenômeno em algumas regiões.
Segundo a companhia, fortes ventos nos altos níveis da atmosfera vão dificultar a passagem das frentes frias para o norte da Argentina e para o Uruguai. Isso significa que o ar frio de origem polar não vai conseguir chegar a essas regiões e uma bolha de ar muito quente se estabelece.
Além do norte da Argentina e do Uruguai, a tendência é de calor intenso também sobre o Paraguai, parte do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul, com temperaturas acima dos 40 graus no oeste do Rio Grande do Sul, regiões próximas da fronteira com a Argentina, e também no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, regiões próximas da fronteira com o Paraguai. No Estado de São Paulo, as temperaturas podem chegar a 38 graus em algumas localidades. (Da Redação)