Em processo
Anvisa faz vistoria no aeroporto de Sorocaba para internacionalização

O Aeroporto de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz recebeu na última sexta-feira (21) a visita técnica de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em uma etapa para a conclusão do processo de internacionalização. Já houve aprovação de órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal e conta com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos. O terminal é administrado pela Rede Voa.
Desde fevereiro de 2024 há aval do governo federal para o aeroporto se tornar internacional, o que permitirá o pouso de aeronaves vindas do exterior exclusivamente para manutenção.
Segundo a administradora, as adequações em andamento incluem a reestruturação do terminal de passageiros e a implantação de um novo espaço para o posto da Polícia Federal. Também estão sendo providenciados o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o alvará de funcionamento. Ao todo, estão previstos R$ 6,6 milhões em investimentos até 2028.
Outro ponto importante é a obra de demarcação da área aeroportuária, em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária. A medida busca separar a área pública da área particular adjacente ao sítio aeroportuário, garantindo os requisitos legais para a operação internacional.
Com cerca de 1,3 mil aeronaves recebidas por mês, o aeroporto é um polo estratégico para a manutenção de jatos executivos e abriga um dos principais Centros de Manutenção (MRO) da Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. A internacionalização permitirá que a empresa amplie sua atuação, recebendo equipamentos de companhias aéreas estrangeiras diretamente em Sorocaba.
Apesar dos avanços, ainda não há prazo para o início de voos comerciais. Segundo informações, as negociações com o governo estadual começaram no primeiro semestre de 2024, mas não há previsão oficial para a implementação dessas operações. (Da Redação)