Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em processo

Anvisa faz vistoria no aeroporto de Sorocaba para internacionalização

25 de Março de 2025 às 22:09
Terminal aéreo local é administrado pela Rede Voa
Terminal aéreo local é administrado pela Rede Voa (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (30/1/2025))

O Aeroporto de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz recebeu na última sexta-feira (21) a visita técnica de diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em uma etapa para a conclusão do processo de internacionalização. Já houve aprovação de órgãos como a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Polícia Federal, Receita Federal e conta com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos. O terminal é administrado pela Rede Voa.

Desde fevereiro de 2024 há aval do governo federal para o aeroporto se tornar internacional, o que permitirá o pouso de aeronaves vindas do exterior exclusivamente para manutenção.

Segundo a administradora, as adequações em andamento incluem a reestruturação do terminal de passageiros e a implantação de um novo espaço para o posto da Polícia Federal. Também estão sendo providenciados o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e o alvará de funcionamento. Ao todo, estão previstos R$ 6,6 milhões em investimentos até 2028.

Outro ponto importante é a obra de demarcação da área aeroportuária, em conformidade com o Plano de Exploração Aeroportuária. A medida busca separar a área pública da área particular adjacente ao sítio aeroportuário, garantindo os requisitos legais para a operação internacional.

Com cerca de 1,3 mil aeronaves recebidas por mês, o aeroporto é um polo estratégico para a manutenção de jatos executivos e abriga um dos principais Centros de Manutenção (MRO) da Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo. A internacionalização permitirá que a empresa amplie sua atuação, recebendo equipamentos de companhias aéreas estrangeiras diretamente em Sorocaba.

Apesar dos avanços, ainda não há prazo para o início de voos comerciais. Segundo informações, as negociações com o governo estadual começaram no primeiro semestre de 2024, mas não há previsão oficial para a implementação dessas operações. (Da Redação)