Tecnologia
Aplicativo 190 agiliza o contato da população com Polícia Militar

O aplicativo 190 é uma alternativa para contactar a Polícia Militar em casos de violência doméstica, perturbação do sossego, baile funk, segurança escolar, furto e roubos que estão acontecendo ou que já aconteceram. A ferramenta auxilia na desobstrução das linhas telefônicas, uma vez que a ocorrência passa direto para um policial do Copom que encaminha a ocorrência para a viatura.
Para acessar, basta fazer o download que está disponível tanto para android como para IOS, via Google Play ou App Store, o nome do aplicativo é 190 SP, com a logo vermelha e preta. Ao entrar, é necessário efetuar um cadastro com os dados pessoais. Após o cadastro todas as opções de denúncia já estão disponíveis. Há ainda, uma opção em que ficam gravados os registros de todas as ocorrências já registradas pelo aplicativo.
O capitão da Polícia Militar Ricardo Cardoso Teobaldo explica que ao registrar a ocorrência, a pessoa precisa responder um questionário com as informações do que está acontecendo, onde e o motivo do contato. As denúncias podem ser anônimas ou não. Ao finalizar a solicitação a demanda vai direto para o despachador do Centro de Operações da PM e assim que possível é gerada a ocorrência para que a viatura vá ao local.
A possibilidade de entrar em contato com a Polícia Militar pelo aplicativo, é mais uma forma de proteger também o usuário, oferecendo uma maneira mais discreta de acionar o pedido de ajuda dentro de situações de risco sem chamar a atenção das pessoas em volta.
A autônoma Márcia Regina Camilio de Melo, de 45 anos, já tinha ouvido falar sobre o aplicativo, mas nunca usou. “Eu nunca precisei, graças a Deus (acionar a polícia). Ouvi dizer, que pelo aplicativo você chama e as pessoas nem imaginam que você está chamando, eu acho importante”, disse.
Muitas pessoas ainda não conhecem, ou ouviram falar do aplicativo e suas possibilidades, como é o caso da comerciante Cibele Fernanda Coelho da Silva, de 44 anos. “Eu não conhecia, mas tudo que for bom para melhorar a segurança eu acho que é interessante”, opinou.
Já foram efetuados mais de 100 mil downloads e as demandas registradas pelo aplicativo representam de 6% a 7% das ocorrências registradas pela Polícia Militar. (Da Redação)