Press Enter and then Control plus Dot for Audio

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pórticos

Secretário de Tarcísio promete mais justiça tarifária nos pedágios

Motoristas que trafegam pelas marginais dentro de Sorocaba seguirão isentos de cobrança, assim como os motociclistas

03 de Abril de 2025 às 23:03
Modelo de como será o pórtico previsto para a Raposo Tavares: marginais ficarão livres
Modelo de como será o pórtico previsto para a Raposo Tavares: marginais ficarão livres (Crédito: REPRODUÇÃO)

Os novos projetos e aplicações da concessionária CCR Sorocabana, que assumiu 460 quilômetros de rodovias paulistas no domingo (30), prometem mudar o trânsito de Sorocaba e região. A começar pela redução das tarifas nas cinco praças de pedágios existentes. Além disso, há a liberação de pagamento por parte dos motociclistas nos pórticos de cobrança automática que serão instalados e a promessa de não cobrar de quem acessa a mesma cidade.

O secretário de Parcerias e Investimentos do Estado, Rafael Benini, explica que se trata de justiça tarifária. “Pagará quem percorre mais. A cobrança irá para quem faz tráfego de longo curso. A nova concessão de rodovias já reduziu os preços de pedágio e isso é o mais importante, como tudo no Governo Tarcísio que já aplica, em todo o Estado, o Programa Siga Fácil”, afirma.

Benini explica ainda que o valor será proporcional à distância percorrida, ou seja, só paga pedágio quem realmente utilizar a pista expressa da rodovia. Moradores que circularem apenas pelas marginais, dentro do perímetro urbano, por exemplo, não terão qualquer custo. O modelo preserva a gratuidade dos deslocamentos dentro da cidade, garantindo que moradores e trabalhadores que utilizam as vias marginais não sejam impactados com a implantação do novo sistema eletrônico de cobrança.

A iniciativa integra a política estadual de padronização da tarifa quilométrica que promove mais equilíbrio, transparência e previsibilidade para todos os motoristas que utilizam as rodovias paulistas.

No estudo feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) um trecho de cem quilômetros que abrange duas cidades, com 20 quilômetros entre elas, tem atualmente um pedágio neste meio. O que será feito a partir de agora é dividir este mesmo trecho de 100 km em três partes — de 20, mais 20 e 60 km — e instalar três pórticos em cada trecho, diluindo o valor original do pedágio único anterior.

O secretário afirma que a ideia é acabar com as praças físicas de cobrança de pedágio e substituí-las, em breve, pelos pórticos free flow. “Retirar as barreiras físicas vai evitar acidentes e aumentar a fluidez no trânsito”, atesta. “Além de facilitar o pagamento, a tecnologia trará melhor fluidez no trânsito, pois o motorista não precisará parar em praças de pedágio para realizar o pagamento”, complementa. “Vamos colocar esses pórticos após grandes saídas das rodovias para o motorista fazer sua escolha.”

E as motos?

O secretário Rafael Benini também falou sobre a isenção para os motociclistas. “Quem usa moto estará livre do free flow por opção de segurança. Eles [se referindo aos motociclistas] podem querer tapar a placa, cair e, este ato de fraudar, pode ser perigoso.” Quanto aos outros motoristas, “no tráfego urbano, não cobraremos ao acessar as rodovias para se movimentar na mesma cidade.”

Benini diz conhecer o trânsito de Sorocaba, pois já morou no Campolim, bairro zona sul, quando trabalhava na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Assim, sabe, por exemplo, do gargalo que se cria no acesso à Rodovia João Leme dos Santos (SP-264). “Quanto mais carro tem, menos fluidez no trânsito. Portanto, as chances de acidentes aumentam. A ideia de criar as faixas marginais foi para jogar parte desse fluxo, que tem velocidade menor, em uma via que oferece menos risco de acidentes”, analisa.

Descontos e pagamentos

Benini afirma que, em princípio, na Raposo Tavares, os pórticos serão instalados no eixo central, com as marginais livres de cobrança. No entanto, uma vez que a concessionária detecte movimento anormal nas pistas auxiliares, ela pode fornecer uma análise mais detalhada depois que o pórtico estiver ativo para verificar se o fluxo aumentou de modo a prejudicar o trânsito das vias. A partir disso, projeções podem ser feitas para eventuais mudanças.

“Quem mora em Alumínio, que tem até um bairro chamado Vila Pedágio, pagava R$ 12,60, e agora pagará R$ 9,90, mas quanto mais pórtico tiver, menor o valor atribuído nas cobranças”, comenta o secretário. “A intenção é reduzir cada vez mais. Por isso, oferecemos mais descontos ainda.”

Conforme ele, há previsão de 5% de desconto a mais para quem cadastrar o pagamento em débito automático e acúmulo de até 20% nos valores pagos para quem realizar trajetos mais longos passando em pórticos seguidos em percursos longos.

Para quem não tem sistema tag, os pórticos farão a captura das placas dos veículos. Em um site (ainda a ser lançado) do Estado, o motorista poderá obter a conta do pedágio e realizar o pagamento em até 60 dias.

Benini ainda explica que há previsão de instalação de totens (maquinário digital de pagamento) por locais a serem definidos pelas prefeituras ou o Estado com a finalidade de que os condutores realizem os pagamentos.

Em Sorocaba, estão previstas melhorias como a ampliação de faixas na Castelinho, novo acesso à rodovia Celso Charuri, atendimento médico e operacional 24 horas e a implantação de marginais contínuas na Raposo Tavares. Essas intervenções, destaca o secretário, vão aumentar a segurança viária, reduzir o tempo de viagem e garantir mais conforto e fluidez no trânsito urbano, respeitando os deslocamentos locais e priorizando o usuário.

Outras melhorias

Valores que estão sendo praticados pela CCR Sorocabana  - JCS
Valores que estão sendo praticados pela CCR Sorocabana (crédito: JCS)

Na tabela que ilustra a matéria, pode-se verificar os antigos e novos valores do pedágio, incluindo dos futuros pórticos. Sendo que “I” é ida (sentido capital) e “V” é volta (sentido interior). Onde está “I/V”, paga-se o valor no sentido que está se dirigindo.

Outras melhorias serão acessos dos viadutos do Parque Campolim e da avenida Armando Pannunzio e implantação de uma terceira faixa nas pistas da Raposo em Sorocaba e da Castelinho. Há também previsão de um pontilhão interligando a avenida São Paulo para a Uniso e acessos ao Parque Novo Mundo. O prazo para início e finalização de obras é de 2 a 7 anos.

 


 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos