Trânsito
Governo do Estado decide retirar quatro pedágios da área urbana de Sorocaba
Governo estadual alega que a retirada dos pórticos inicialmente previstos representa uma decisão que vai além da engenharia

O Governo de São Paulo informou hoje (16) que vai retirar quatro pedágios da área urbana de Sorocaba. Assim, a quantidade de pórticos -- previstos para a área urbana -- será reduzida de 13 para nove. A revisão prevê a exclusão de dois pórticos na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre a João Leme dos Santos (SP-264) e a Dr. Celso Charuri (SPA-91/270); um pórtico na Celso Charuri (SPA-91/270) e outro na Castelinho (SP-075), entre a Celso Charuri e Sorocaba.
“Chegamos à conclusão de que vamos retirar os quatro pedágios previstos para Sorocaba, preservando os investimentos na região e mantendo os valores com justiça tarifária”, afirma o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Nosso objetivo é transformar as rodovias com muito diálogo, sempre priorizando a segurança. Temos um contrato que permite esses ajustes, com uma outorga variável que garante liquidez justamente para adaptar o projeto.”
Os deputados estaduais Maria Lúcia Amary (PSDB), Carlos Cezar e Danilo Balas (ambos do PL) estiveram hoje em reunião com o governador para tratar da questão. Desde o anúncio da instalação dos pedágios, eles procuraram o Executivo para tentar rever a decisão da cobrança de tarifas.
A retirada dos pórticos inicialmente previstos representa uma decisão que vai além da engenharia, alega o governo estadual. “O diálogo direto com prefeitos e comunidades continuou mesmo após a assinatura do contrato CCR Sorocabana. O Governo de São Paulo segue comprometido com o aperfeiçoamento contínuo do projeto, priorizando sempre os impactos reais”, acrescenta Tarcísio.
Free flow
O sistema de novos pedágios já garantia a isenção total para motociclistas, desconto de 5% para usuários com TAG e benefícios progressivos para veículos de passeio: 10% a partir da 10ª passagem pelo mesmo pórtico no mesmo sentido e 20% a partir da 20ª. Com a nova concessão, os valores poderão ser ainda mais otimizados, ampliando os ganhos para trabalhadores, estudantes e pequenos empreendedores que utilizam a rodovia no dia a dia. O modelo, que substitui as praças físicas pelo sistema de pedágio eletrônico free flow, continua em implementação. A adequação realizada mantém descontos nas tarifas de pedágio para as principais origens e destinos.
A concessão da Rota Sorocabana representa um investimento de R$ 8,8 bilhões em 460 quilômetros de rodovias que abrangem 17 municípios da região sudoeste do Estado: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Estão previstas obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, novos dispositivos de acesso, viadutos, passarelas, acostamentos e pontos de ônibus.
A iniciativa também promoverá a geração de emprego e renda: serão mais de 24 mil diretos, 11 mil indiretos e 37 mil oportunidades estimadas por efeito-renda, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Pedágios retirados
* Celso Charuri (SP-091) km 4,1 (perto do bairro Aparecidinha)
* Castelinho (SP-075) km 3,2 (perto do bairro Iporanga)
* Raposo Tavares (SP-270) km 95,1 (região da avenida Nogueira Padilha)
* Raposo Tavares (SP-270) km 101,3 (região da rua João Wagner Wey)
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