Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Segunda-feira, 12 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Preparação

Fundação Casa oferece cursos de qualificação a mais de 2.200 jovens

Em Sorocaba, no primeiro trimestre de 2025, já foram certificados 82 adolescentes

16 de Abril de 2025 às 21:30
Formações foram oferecidas dentro das unidades com apoio de instituições como 
Senac e Sebrae
Formações foram oferecidas dentro das unidades com apoio de instituições como Senac e Sebrae (Crédito: JOÃO FRIZO)


No primeiro trimestre de 2025, 2.232 adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação Casa em todo o estado de São Paulo concluíram cursos de qualificação profissional básica. As aulas foram ministradas dentro dos centros socioeducativos, por meio de parcerias com instituições como Senac-SP, Sebrae-SP, Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), Fundação Bradesco e Centro Paula Souza.

Foram oferecidos 47 cursos em áreas como alimentação, administração, atendimento ao cliente, informática, jardinagem, logística, moda, vendas, entre outras. As formações integram o projeto pedagógico da Fundação, voltado à preparação dos adolescentes para o mercado de trabalho.

Região

Na região de Iaras e Sorocaba, foram registradas 317 certificações no período, o terceiro maior número entre as oito divisões regionais da instituição. Sorocaba conta com quatro centros: Casa Sorocaba 1, 2 e 3, de internação, e Casa Sorocaba 4, de internação provisória.

A Fundação Casa informa, em nota, que, no primeiro trimestre de 2025, 82 adolescentes receberam certificados de conclusão em cursos de educação profissional básica em Sorocaba. Em 2024, foram registradas 143 certificações, ou seja, cerca de 99% dos adolescentes que cumpriram medida socioeducativa de internação na cidade foram certificados em ao menos um dos cursos oferecidos.

Atualmente, “152 adolescentes cumprem medida socioeducativa nos três centros socioeducativos (unidades 1, 2 e 3), dos quais 70 iniciaram nesta semana um novo ciclo de cursos profissionalizantes”, ressalta a instituição. As formações abrangem as áreas de Preparos de Hambúrguer e Pizza; Desenvolvimento Socioambiental: Mudança de Atitude e Transformação; Empreendendo um Pequeno Negócio; Docinhos para Festas; Excel e Noções de Informática Windows e Office.

Entre os cursos oferecidos nas unidades de Sorocaba estão Customização de Camisetas e Bonés; Empreendedorismo, Ética e Cidadania; Básico em Power Point; Noções de Informática; Desenvolvimento Profissional e Aproveitamento Integral dos Alimentos. Algumas dessas formações resultam em atividades extracurriculares, como o Festival de Moda, em que os adolescentes apresentam suas produções.

De acordo com a Fundação, todos os adolescentes em medida socioeducativa têm acesso à qualificação profissional. Após o cumprimento da medida, é possível o encaminhamento a programas como Jovem Aprendiz, estágios ou contratações formais, com apoio do programa Depois do Amanhã, que acompanha os adolescentes por até seis meses. Em alguns casos, os adolescentes podem iniciar atividades profissionais durante a internação, mediante autorização judicial.

A Fundação Casa informou que, em 2024, 4.668 adolescentes foram certificados em cursos de formação profissional, o que representou 95,5% de cumprimento da meta estadual prevista no Plano Plurianual (PPA). Para 2025, a meta é ampliar o número de jovens certificados e expandir ações pedagógicas nas unidades. (João Frizo - programa de estágio)