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Mobilização

Para evitar novos pedágios, Manga vai reenviar Plano Diretor à Câmara

"Já temos impostos demais e criar novos sistemas de cobrança só atrapalha", justifica o prefeito

17 de Abril de 2025 às 22:28
Prefeito Rodrigo Manga durante coletiva à imprensa: ele espera 
encaminhar projeto aos vereadores nos próximos dias
Prefeito Rodrigo Manga durante coletiva à imprensa: ele espera encaminhar projeto aos vereadores nos próximos dias (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

A prefeitura se posicionou a respeito da retirada de quatro pedágios que seriam instalados na área urbana de Sorocaba. “Essa decisão foi muito importante. Eu fui pessoalmente conversar com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quando aconteceu o anúncio dos pedágios. Eu disse que teríamos de rever isso. Há taxas demais, já pagamos coisas demais. Eu tinha confiança que a conversa teria resultado e teve”, afirma Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba.

Ele continua: “Como nada impede disso retornar, estamos analisando reenviar o Plano Diretor [conjunto de regras e especificações urbanísticas de planejamento de uma cidade] à Câmara para rever as questões de zoneamento e impedir efetivamente a instalação de pedágios”.

O prefeito, inclusive, mira conduzir a proposta nos próximos dias. “Já vivemos uma inflação alta, pagamos IPVA, já tem muito pedágio, há dinheiro disponível para os trabalhos nas rodovias”, justifica, acrescentando que pretende dar atenção especial ao tema a partir de agora. “Criar mais pedágios só atrapalha.”

O anúncio da retirada dos pórticos free flow — sistema automático de cobrança de tarifas, via tag eletrônico ou identificação visual de placas — foi feito na quarta-feira (16), pelo governador Tarcísio de Freitas. Deputados estaduais da região estiveram em reunião com ele e também comentaram a respeito.

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) afirma que os investimentos serão mantidos, mesmo com a

retirada das cobranças. “Foi uma conversa democrática, com respeito, um diálogo muito importante construído com o governador. Nossa cidade ganha muito com isso”, explica.

Carlos Cezar (PL) também elogiou a postura do governador. “Tarcísio de Freitas mostra que, através do diálogo, sensibilidade e respeito, é possível apresentar soluções e resultados para a população. Parabenizo o governador pela grandeza em atender aos anseios da população e manter em 100% os investimentos que irão dar mais segurança e fluidez ao tráfego e, principalmente, salvar vidas”, diz.

Danilo Balas (PL) enalteceu o trabalho político realizado junto ao Governo do Estado. “Sorocaba é a principal cidade da Região Metropolitana, tem sua malha viária cortada por rodovias e a cobrança dos futuros pedágios, mesmo que com desconto, poderia causar não apenas prejuízo financeiro aos usuários, como também um aumento excessivo do trânsito nas vias locais e nas vias de acesso ao município”, comenta.

Já Vitão do Cachorrão (Republicanos), apesar de não estar na reunião, também integra o movimento contrário aos pedágios. “O anúncio de que não haverá mais pedágio na área urbana de Sorocaba é sim uma vitória, mas é muito pouco diante do que está acontecendo em todo o Estado”, afirma. “Estamos falando da implantação de 79 pórticos de pedágio, entre ida e volta, que atingem trabalhadores, estudantes, famílias e empresas em diversas regiões. Não é tirar três de Sorocaba ou da região de Santa Bárbara que vai resolver. Sou contra a instalação de qualquer novo pedágio, não apenas em Sorocaba, mas em todo o Estado. Já temos pedágios demais.”

Para o parlamentar, o IPVA que a população paga, somado aos pedágios já existentes, é suficiente para manter e melhorar as estradas. “Tanto é que os investimentos já estão sendo realizados. Não há justificativa técnica nem econômica para colocar mais pedágios”, complementa. “Não quero negociar onde não há espaço para concessão: não pode ter mais nenhum pedágio. Isso vai gerar grande aborrecimento para a população e eu estou do lado da população.”

Importância da Câmara

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, fez questão de ressaltar a importância da Câmara em debater o assunto. Os vereadores Ítalo Moreira (União) e Cícero João (Agir) foram os parlamentares mais incisivos na questão. Ítalo teve uma representação acatada pelo Ministério Público, nesta semana, que pede mais informações sobre os pedágios, além de ter criado uma petição de assinaturas on-line que está com quase três mil assinaturas.

Já Cícero João propôs o Projeto de Lei nº 85/2022, que proíbe a instalação dos pedágios em Sorocaba. Ele reforçou ontem que a repercussão do seu projeto teve importância na questão. Os vereadores já vinham comentando sobre os pedágios e outros temas, como a alta arrecadação com IPVA e com os pedágios já existentes, a possibilidade de multas no sistema free flow, o direito de locomoção, os impactos no trânsito local, assim como a união do legislativo sorocabano contra a proposta.

A concessão da Rota Sorocabana representa um investimento de R$ 8,8 bilhões em 460 quilômetros de rodovias, beneficiando 17 municípios da região sudoeste do Estado: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim. Estão previstas obras de duplicação, implantação de faixas adicionais, novos dispositivos de acesso, viadutos, passarelas, acostamentos e pontos de ônibus.

 

PEDÁGIOS RETIRADOS

* Celso Charuri (SP-091) km 4,1 (perto do bairro Aparecidinha)
* Castelinho (SP-075) km 3,2 (perto do bairro Iporanga)
* Raposo Tavares (SP-270) km 95,1 (região da avenida Nogueira Padilha)
* Raposo Tavares (SP-270) km 101,3 (região da rua João Wagner Wey)

 

 

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