Tradição
Fiéis se reúnem na Catedral para missa de Lava-pés
Celebração, que também marca a instituição da eucaristia, dá início ao Tríduo Pascal que termina amanhã

A missa de Lava-pés e a instituição da eucaristia reuniram fiéis na Catedral de Sorocaba. Presidido pelo arcebispo metropolitano, dom Julio Akamine, na noite de ontem (17), o ato litúrgico repete o ensinamento de Jesus — “amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei” — em que Ele lava os pés dos 12 discípulos.
Neste ano, 12 fiéis que frequentam a igreja localizada na região central foram escolhidos para terem os pés lavados no ponto alto da celebração. São eles: Amauri Sudário, Edicléia Aparecida Sudário dos Santos, Camila Aparecida dos Santos, Thiago Eugênio de Paula Souza, Célia Maria Concato Castro, Jarbas Augusto Mendes, Cilene Randazzo Martins, José Juarez de Souza, Maria Elisa Correa de Oliveira, Marcelo Capozzoli Hidalgo, Maria Luiza Mariano Martins e Paulo Henrique Monteiro dos Santos.
A celebração dá início ao Tríduo Pascal que termina amanhã (19) com a Vigília Pascal. “Estamos celebrando a instituição da eucaristia, do sacerdócio, do novo mandamento do amor e também do Lava-pés. Nesta celebração, a gente recorda, faz memória de Jesus que tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim, amou até a entrega da própria vida, até o sacrifício de si mesmo”, explica dom Julio.
Na sua última semana santa em Sorocaba,o arcebispo metropolitano de Sorocaba, que será transferido para ser arcebispo coadjutor em Belém, Pará, em 19 de maio, comentou, com um sorriso, como estão os preparativos para a mudança. “Trabalhando muito, porque a gente precisa deixar tudo certo para o sucessor, questão de documentação. Depois, também, a mudança demanda bastante tempo.”