História
Convenção Republicana de Itu completa hoje 152 anos

Considerada o marco fundamental na organização do movimento republicano no Brasil, a Convenção Republicana de Itu completa 152 anos hoje (18). Foi durante este evento que, naquela ocasião, ocorreu a fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), responsável por estabelecer as bases políticas e ideológicas que levariam à Proclamação da República em 1889.
Além de reunir lideranças republicanas, a Convenção evidenciou a força e a articulação dos ideais republicanos, especialmente entre as elites do interior paulista. O encontro, que reuniu 133 convencionais, foi realizado na residência de Carlos Vasconcelos de Almeida Prado, onde hoje está localizado o Museu Republicano de Itu.
A pesquisadora do Museu Republicano, Anicleide Zequini, aponta que, em 17 de abril de 1873, um dia antes da Convenção de Itu, a cidade estava em festa devido à inauguração da Estrada de Ferro Ituana. Conforme registros da época, cerca de seis mil pessoas presenciaram a inauguração da estação, um número expressivo para uma população estimada em 15 mil habitantes, entre livres e escravizados.
A escolha de Itu para sediar a Convenção foi definida ainda em 1872 e o evento foi realizado em 18 de abril de 1873, logo após a inauguração da ferrovia. (Da Redação)