Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Terça-feira, 13 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudança

Polícia Militar de São Paulo tem novo comandante-geral

Coronel José Augusto Coutinho substitui o coronel Cássio Araújo de Freitas

18 de Abril de 2025 às 22:49
Coronel Coutinho tem 33 anos de experiência na PM-SP e foi instrutor de Guilherme Derrite
Coronel Coutinho tem 33 anos de experiência na PM-SP e foi instrutor de Guilherme Derrite (Crédito: AGÊNCIA SP)

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) oficializou a nomeação do coronel José Augusto Coutinho como novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O coronel, que tem 33 anos de experiência na PM, foi instrutor do atual secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, na Academia do Barro Branco. Os dois também trabalharam juntos nas Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), posteriormente chefiada por Coutinho.

Coutinho tem perfil discreto e é considerado eficiente em trabalhos em equipe. Com passagens por diferentes áreas da PM, como Comando do Policiamento de Choque, ele é tido como homem de confiança de Derrite.

Quando Coutinho assumiu como comandante da Rota, em 2020, o secretário escreveu nas redes sociais: “Parabenizo o amigo tenente-coronel Coutinho, o novo comandante da ROTA! Tive a honra de tê-lo como instrutor na Academia do Barro Branco”, escreveu. “O bom filho à casa torna.”

No começo do ano passado, Coutinho foi nomeado pela gestão Tarcísio de Freitas como subcomandante da PM, no lugar do coronel José Alexander de Albuquerque Freixo.

Agora, ele substitui outro ex-chefe da Rota, o coronel Cássio Araújo de Freitas, que estava à frente da PM desde janeiro de 2023 e que irá para a reserva. “O coronel Cássio cumpriu seu papel com maestria”, afirmou o secretário Guilherme Derrite. Ele descreveu Freitas como “um profissional extremamente capacitado e operacional”, que esteve “na linha de frente do combate ao crime organizado e apresentou os melhores índices de produtividade da história da instituição”.

No ano passado, os roubos atingiram o menor patamar da série histórica, iniciada em 2001, no Estado de São Paulo. Foram 193,6 mil casos notificados no ano passado, diminuição de 15% ante as 228 mil ocorrências de 2023. Os homicídios também chegaram ao menor número desses últimos 24 anos, consolidando tendência de queda. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)