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Rodovias

Pedágio deve diminuir em média 20% com Projeto Nova Raposo

O modelo será o free flow com cobrança automática, sem praças físicas

16 de Julho de 2024 às 00:13
Da Redação [email protected]
Sistema free flow permite cobranças proporcionais aos trechos utilizados
Sistema free flow permite cobranças proporcionais aos trechos utilizados (Crédito: Governo do Estado)

A concessão do Lote Nova Raposo deve gerar a redução média de 20% na tarifa quilométrica de pedágio devido à revisão do contrato atual, de acordo com uma informação divulgada, pelo governo do Estado. Essa redução será aplicada nos trechos já concedidos à Viaoeste e o edital deve ser publicado ainda este mês, com o leilão previsto para o fim do ano. 

Segundo a nota do governo, com investimento total de cerca de R$ 7,1 bilhões, as intervenções vão trazer a expansão da malha viária. Ao todo, serão mais de 90 quilômetros de rodovia revitalizados.

Pedágio free-flow

O modelo de pedágio será o de pórticos do sistema free flow, com cobrança automática sem praças físicas, que permite cobranças proporcionais aos trechos utilizados, possibilitando distribuição mais igualitária dos custos e promoção da justiça tarifária. Além disso, o projeto também contará com desconto progressivo para usuários frequentes (DUF), garante o governo. A redução média nos trechos já concedidos e que já possuem a cobrança de tarifa, ocorre devido à revisão do contrato atual. Os valores variam entre R$ 0,54 a R$ 4,84.

Para as vias que ainda não são concedidas, os usuários passarão a pagar a tarifa somente após as obras de melhoria e segurança da malha rodoviária, com plena operação, de acordo com os elevados padrões de qualidade definidos pelo programa paulista de concessões rodoviárias.

Entre Cotia e São Paulo, a cobrança de pedágio só será realizada nas vias expressas. Ainda assim, a tarifa só ocorrerá após a finalização das obras de implantação das marginais e de faixas adicionais. A previsão é que as intervenções sejam concluídas no oitavo ano da concessão. Neste trecho, o projeto prevê 48 quilômetros de vias marginais contínuas, onde não será realizada cobrança tarifária. A medida vai desonerar a população que faz o trajeto urbano diariamente. “Vai existir uma rota não tarifada entre Cotia e São Paulo. E as marginais podem ser utilizadas, por exemplo, como corredor de ônibus”, explica o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

Raposo terá desconto em pedágio

Com o projeto da Nova Raposo, o governo garante que os usuários que utilizam a rodovia com maior frequência serão beneficiados com descontos na tarifa de pedágio. É nisso que consiste o desconto progressivo para usuários frequentes (DUF). Com ele, usuários que trafegam recorrentemente (denominado tráfego pendular) na malha rodoviária terão direito a descontos progressivos na tarifa.

No caso do DUF, o desconto será de 10% a partir da 11ª passagem no pórtico e de 20% a partir da 21ª passagem. O trecho que ganhará maior desconto será aquele entre São Paulo e Carapicuíba. O valor da data-base de março de 2024 nesse trecho é R$ 5,78. Com a Nova Raposo, esse valor deve baixar para R$ 1,27, uma redução de 78%. Entre Araçariguama e Itapevi, a redução fica em 31% com o DUF.