Buscar no Cruzeiro

Buscar

Eleições 2024

Candidato à Prefeitura de Pilar do Sul registra boletim de ocorrência

Segundo a equipe de Beto Jordão, notícias falsas envolvendo o nome do candidato estariam circulando na cidade

25 de Setembro de 2024 às 13:47
Da Redação [email protected]
.
. (Crédito: .)

O candidato à Prefeitura de Pilar do Sul, Betão Jordão (PSD), registrou um boletim de ocorrência contra notícias falsas que estariam circulando em seu nome. De acordo com a equipe do candidato, há boatos no município de que a candidatura de Beto foi cassada, no entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TRE) indeferiu o registro. Tratam-se de situações diferentes. A decisão cabe recurso e o candidato pode continuar a campanha eleitoral. 

"O que realmente ocorreu foi um indeferimento de primeira instância, com direito a recurso. Confiamos plenamente na lei e em nossa equipe de advogados para esclarecer e resolver esta situação que criaram para confundir o povo pilarense. Nossa equipe segue a todo vapor e atuando firmemente para resolver a questão. Enquanto isso, a campanha segue normalmente e dentro da legalidade", pontuou. 

O indeferimento da candidatura de Beto Jordão foi divulgado na última sexta-feira (20) pela Justiça Eleitoral. A impugnação foi solicitada pela coligação "Desenvolvimento com Qualidade de Vida”, composta pelos partidos Republicanos, Podemos e PSB.

De acordo com a decisão, Beto Jordão foi destituído do cargo de secretário municipal da Saúde de Piedade por autuação em processo administrativo disciplinar. Ainda conforme o documento, servidores públicos demitidos em decorrência de processo administrativo ou judicial ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão.

Em sua defesa, o candidato alegou à Justiça Eleitoral que não houve destituição, pois teria deixado o cargo a pedido. Também alega que “mesmo se destituído do cargo fosse, não se enquadraria na hipótese da Lei Complementar, uma vez que, tratando-se de agente político, não estaria sujeito ao estatuto dos servidores municipais e sim a sistema próprio de responsabilização”. O argumento não foi aceito pela Justiça, que indeferiu a candidatura com recurso. 

Já sobre os boatos, a equipe do candidato informou ao Cruzeiro do Sul que "existe uma clara diferença entre cassação, que significa que a campanha foi suspensa, e o indeferimento com recurso, em que a campanha pode continuar normalmente enquanto o recurso é analisado. O segundo caso é o que acontece em nossa campanha, mas infelizmente pessoas com más intenções estão espalhando para a população a informação incorreta". 

A assessoria também destacou que a divulgação de fake news é crime e, por isso, abriram um boletim de ocorrência. "Desde o início de nossa trajetória, sempre nos propusemos a desenvolver uma campanha limpa, pautada pela verdade e pelo respeito aos eleitores. Reforçamos que a divulgação de fake news é crime, e estamos atentos para combater essa prática". 

Beto Jordão, candidato à Prefeitura de Pilar do Sul - Divulgação
Beto Jordão, candidato à Prefeitura de Pilar do Sul (crédito: Divulgação)

Galeria

Confira a galeria de fotos