Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investigação

PF prende foragido da Operação Concierge

O suspeito tentou fugir mas foi capturado pelos agentes

30 de Setembro de 2024 às 09:39
Da Redação [email protected]
Ainda há um investigado que continua foragido
Ainda há um investigado que continua foragido (Crédito: Divulgação / Polícia Federal)

Um homem que estava foragido foi preso pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (30), em Votorantim. Ele é um dos procurados da Operação Concierge.

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito atuava em uma das fintechs (bancos digitais) investigadas na operação e, ao notar a chegada dos agentes, fugiu para uma área de mata localizada atrás de um condomínio, onde tentou se esconder, mas foi detido pelos policiais.

Ainda segundo a PF, outro investigado continua foragido.

Relembre o caso

A operação "Concierge" tem por objetivo desarticular uma organização suspeita de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. O grupo teria movimentado R$ 7,5 bilhões por meio de bancos digitais não autorizados pelo Banco Central do Brasil (Bacen), mas que se mantinham hospedados em instituições financeiras de grande porte.

A investigação demonstrou que a organização criminosa, por meio de dois bancos digitais, oferecia abertamente, inclusive em sites da rede mundial de computadores, contas clandestinas que permitiam transações financeiras dentro do sistema bancário oficial de forma oculta.

Essas contas foram utilizadas por facções criminosas, empresas com dívidas trabalhistas e tributárias, bem como para diversos outros fins ilícitos. Pelas contas abertas nos dois bancos digitais, hospedadas em instituições regulares e autorizadas pelo Bacen, passaram montantes bilionários, o que permitiu um padrão de vida luxuoso aos envolvidos.