Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segundo caso

Votorantim confirma 2º caso de Monkeypox

18 de Novembro de 2024 às 22:26
Thaís Marcolino [email protected]
placeholder
placeholder


O segundo caso de Monkeypox foi confirmado, ontem (18), em Votorantim, pela Secretaria da Saúde da cidade. A vítima é um homem, de 28 anos, que está em isolamento em casa.

Ainda conforme a equipe, o paciente apresentou, em 21 de outubro, lesões pelo corpo e fraqueza. Em seguida, procurou atendimento médico e positivou para a doença viral.

Em Votorantim, sintomáticos podem buscar auxílio em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em unidades de pronto atendimento.

Com este novo caso, o número de positivados para a enfermidade no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba, na qual Votorantim pertence, passa para 14. As outras cidades que têm pacientes confirmados no ano são Sorocaba (11), Salto de Pirapora (1), Salto (1) e Mairinque (1), além de Votorantim (2).

A Monkeypox

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), vinculada a Organização Mundial da Saúde (OMS), a mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) é uma zoonose causada pelo vírus mpox, do gênero Orthopoxvirus. É caracterizada por erupções cutâneas ou lesões na pele que, geralmente, se concentram no rosto, nas palmas das mãos e nas solas dos pés.

A transmissão é, principalmente, por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. Roupas, roupas de cama, toalhas ou objetos como utensílios de cozinha/pratos que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa infectada também podem infectar outras pessoas. (Thaís Marcolino)