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Prêmio

Escola estadual é vencedora do ‘Eco team for a better World’

21 de Dezembro de 2024 às 21:00
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Projeto desenvolvido por alunos do ensino médio tratou da gestão de resíduos
Projeto desenvolvido por alunos do ensino médio tratou da gestão de resíduos (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A Escola Estadual Evilazio de Goes Vieira, de Votorantim, foi a ganhadora do projeto “Eco Team for a Better World” - Correções e Prevenções Climáticas com o Programa de Reciclagem e Educação Comunitária (Proeco). O “Eco Team for a Better World” tem como objetivo promover a sustentabilidade, tecnologia e engajar jovens para a construção de um futuro melhor. A escola foi premiada com R$ 3 mil e insumos para dar continuidade ao projeto.

A organização é do Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - CCBEU Sorocaba, com apoio da Missão Diplomática dos EUA no Brasil e patrocinada pelo Departamento de Estado norte-americano. O projeto se alinha aos esforços globais para combater os efeitos do aquecimento global e seus impactos sociais. Tem também o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e da Prefeitura Municipal. A cerimônia de encerramento e entrega do prêmio foi realizada na última quarta-feira (18), no PTS.

Quarenta alunos de escolas públicas de Sorocaba se uniram para enfrentar desafios climáticos, desenvolver soluções inovadoras e criar projetos voltados à correções e prevenções climáticas. Os estudantes receberam mentoria aplicada de instituições e parceiros.

Segundo Fernanda Lopes, relações públicas do CCBEU Sorocaba, o projeto “Eco Team for a Better World” visa beneficiar alunos de instituições públicas e possibilitar o desenvolvimento e integração desses estudantes com educação, sustentabilidade, tecnologia e empreendedorismo.

A Escola Evilázio de Góes Vieira lançou o Proeco, um modelo que une a comunidade e o ambiente escolar em prol de reciclagem e educação sustentável. Após uma pesquisa de campo com 300 participantes, os alunos criaram um programa de gestão de resíduos, estruturado como uma franquia, visando a expansão para outras escolas. Parcerias com Câmara de Votorantim, para meios de divulgação da conscientização, e a Samsung Brasil, para uma campanha de logística reversa de resíduos eletrônicos em 2025, consolidaram a iniciativa. O empenho dos alunos foi essencial, rendendo o título à escola de ganhadora do Eco Team 2024.

Outras três escolas participaram da ação. A Etec Fernando Prestes lançou o projeto “Enriquece Dom Quixote”, visando revitalizar o Parque Romeu Osório, também conhecido como Dom Quixote, próximo à escola. Foram plantadas árvores nativas e está em andamento uma experiência com apicultura, aguardando aprovação.

Outra participante foi a escola Estadão (Dr. Júlio Prestes de Albuquerque) que realizou um projeto inovador para reduzir emissões de poluentes na fabricação de cimento. Os alunos desenvolveram uma nova fórmula sustentável, incorporando plástico e minimizando o impacto ambiental. Em parceria com o Centro Universitário Facens, realizaram testes laboratoriais, demonstrando viabilidade do projeto. Agora estão em busca da validação de resistência padrão ABNT. Os resultados incentivam investimentos futuros para aperfeiçoar essa tecnologia.

Participante também do “Eco Team for a Better World”, a escola Joaquim Izidoro Marins lançou uma iniciativa de reciclagem de resíduos eletrônicos em parceria com o projeto Metarreciclagem, da Prefeitura de Sorocaba. Os alunos coletaram aparelhos eletrônicos, que eram recuperados na Metarreciclagem e depois reutilizados na escola. Materiais obsoletos acabavam recebendo a destinação adequada.

Durante a cerimônia, outros prêmios também foram entregues: o aluno Bryan Henrique, da escola Evilazio de Goes Vieira, ganhou uma bolsa integral de graduação, no Centro Universitário Facens, como aluno destaque do “Eco Team for a Better World”. “Esse projeto é tudo para mim, acho que é um grande marco de virada de chave na minha vida, porque eu não esperava ter uma oportunidade como essa logo no fim do ensino médio. Eu nunca tinha participado de projetos como esse, os mentores nos permitiram criar parcerias e alcançar lugares que eu não imaginava, tudo isso graças à educação”, disse Bryan. Outros dois estudantes foram premiados como aluno destaque e ganharam bolsa integral no curso de inglês do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, uma organização sem fins lucrativos que ensina inglês de forma imersiva e conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos. (Gabrielle Camargo Pustiglione)

 

 

 

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