Entrevista
Prefeito de Porto Feliz promete programa de intercâmbio
Na saúde, a intenção de Célio Peixoto é contratar mais médicos e implantar a telemedicina
O prefeito eleito de Porto Feliz, Célio Peixoto (Republicanos), apresentou, em entrevista ao Cruzeiro do Sul, os projetos para o mandato que começa a partir de 1º de janeiro de 2025. Na saúde, por exemplo, ele pretende contratar mais médicos e implantar a telemedicina. Já na educação, deseja colocar em prática o programa Porto Feliz para o Mundo, uma iniciativa que, conforme explica, dará oportunidades de intercâmbio para alunos da rede pública municipal.
Célio Peixoto tem 37 anos e é administrador. Começou na vida pública como estagiário no Fórum da Comarca de Porto Feliz em 2008. Também foi estagiário na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social e secretário de Desenvolvimento Social e Urbanismo em 2015, além de secretário-chefe de gabinete de Cássio Habici Prado, o atual prefeito da cidade. Na primeira eleição que concorreu, em outubro deste ano, foi eleito prefeito com 13.357 (46,29%) votos válidos.
Para o primeiro ano de mandato, Célio Peixoto destaca que colocará em prática as propostas da saúde. Conforme ele, haverá ampliação do atendimento, com a contratação de médicos e a implantação da telemedicina. “Será um braço, um suporte para diminuir o déficit que nós temos hoje na contratação direta por concurso de médicos”, afirma.
O próximo prefeito de Porto Feliz explica que a prefeitura tem um teto de despesa para a realização de concursos públicos e que a participação de médicos nos concursos realizados é quase nula. “Então nós estamos fazendo essas contratações por meio da Estratégia de Saúde da Família e com um convênio com a Santa Casa. Assim, a prefeitura consegue pagar um pouco mais, mas mesmo assim existe uma dificuldade bastante grande para se contratar médicos.”
Outra expectativa de Célio Peixoto é a instalação de um centro de atendimento exclusivo para as mulheres. O objetivo é melhorar e agilizar o atendimento. “A tecnologia está aí e a gente tem de aproveitar. Vai diminuir bastante o tempo de espera em alguns postos, em algumas unidades de saúde”, acredita.
Intercâmbio para alunos
Na educação, o novo prefeito de Porto Feliz pretende colocar em prática um programa de intercâmbio voltado a alunos da rede pública municipal. De acordo com ele, os estudantes do ensino fundamental 2 farão uma prova e dez serão escolhidos para ficar 30 dias no Reino Unido, durante as férias de julho, com os custos pagos pela prefeitura.
“Vamos levar os dez melhores alunos e cinco profissionais para acompanhar, profissionais de educação e de desenvolvimento. É um projeto inovador. Queremos investir em pessoas, dar oportunidade para o aluno da rede pública municipal que, às vezes, não tem condição de fazer uma viagem a São Paulo”, comenta.
Para possibilitar o intercâmbio, Célio Peixoto promete oferecer curso de idiomas em um terço do período. “No outro período vai ser o intercâmbio cultural para que o aluno aprenda novas culturas, para ele ver que o mundo e o poder público podem proporcionar coisas muito melhores a ele do que foi proporcionado a nós.”
O agronegócio
Na área de desenvolvimento, o prefeito eleito de Porto Feliz pretende investir em todos os setores com o objetivo de manter o cidadão no município, além de aperfeiçoar o agronegócio. “Um apoio um pouco mais técnico, porque o Estado, agora com o novo secretário Guilherme Piaí, tem criado ferramentas de apoio ao produtor rural que vamos trazer em parceria para a nossa cidade”, adianta.
O turismo
O último ponto destacado por Célio Peixoto na entrevista ao Cruzeiro do Sul foi o turismo. Segundo ele, a ideia é explorar a história de Porto Feliz. Por isso, um dos projetos é criar um santuário de araras azuis no Parque das Monções, assim como reativar a Casa da Alfândega, considerado um patrimônio da cidade.
“Um quinto de todo o ouro que era arrecadado nas expedições para a Coroa Portuguesa passava por ali [se referindo à Casa da Alfândega]. Então, é por isso que a turma criou aquela expressão ‘quinto dos infernos’. Nós temos vários atrativos no turismo e vamos investir muito, pois é uma forma importante de mostrar a cidade de Porto Feliz, mostrar a nossa história e também atrair receitas para o setor comercial e o setor de serviços”, finaliza.