Fraudes
Ex-secretário municipal de Itu é preso pela PM
Ele foi encontrado em Castilho (SP), após denúncias

O ex-secretário municipal de Itu, Marcus Aurélio Rocha de Lima, de 64 anos, foi preso na segunda-feira (14), no bairro Pontal, em Castilho (SP), após denúncias. Ele era procurado pela Justiça.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), “policiais militares localizaram o homem e o conduziram até a Delegacia Seccional de Andradina onde a prisão foi formalizada”. A Prefeitura de Itu alegou não ter nenhum tipo de vínculo com o ex-secretário.
Conhecido como Marquinhos da Funerária, o ex-secretário foi condenado por envolvimento em fraudes em licitações e contratos firmados entre os anos 2007 e 2015. O suspeito participava de um esquema fraudulento responsável por 13 contratos administrativos para a prestação de serviços de informática para a Prefeitura.
Os contratos alegavam a prestação de serviços de software e hardware. Sem passar por licitação, causaram prejuízo de R$ 138.744,03, dinheiro que não retornou aos cofres públicos.
Além disso, segundo informações, em março de 2024 Lima também foi condenado por improbidade administrativa -- crime que viola princípios de administração pública.
O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) informou que de 2005 a 2016, o ex-secretário passava na administração do cemitério todos os dias e levava dinheiro e recibos, para ocultar os desvios. Lima permanece à disposição da Justiça.