Press Enter and then Control plus Dot for Audio
Sorocaba, Sábado, 10 de Maio de 2025

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico?

24 de Maio de 2020 às 00:01

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico? Manutenção adequada mantém o brilho por mais tempo. Crédito da foto: Divulgação / Damme Porcelanato

É necessário alguns cuidados para conservar pisos e revestimentos por muito tempo, independente do tipo de acabamento. Os porcelanatos cerâmicos são fáceis de limpar e de cuidar, porém há algumas recomendações para evitar desgastes e danos, seja nos tipos de acabamento polido e acetinado, como no rústico.

Entre as orientações para conservar o revestimento, a Damme Porcelanato informa que de maneira geral a limpeza é muito simples, independente do acabamento, e requer apenas o uso de detergente neutro e água. Álcool e vinagre também podem ser adicionados a esta mistura para uma melhor desinfecção.

Mas existem situações especiais, que provocam dúvidas. Após uma reforma, por exemplo, é comum que respingos de tinta, rejunte e cimento fiquem nos pisos e revestimentos. Mas como remover esta sujeira? O fabricante responde que restos de rejunte devem ser removidos apenas com removedor de rejunte para porcelanato. Resíduos de cimento e de resina epóxi também exigem o uso de removedores específicos. Já os restos de tinta precisam de solventes orgânicos, como tíner ou aguarrás.

Sujeiras mais comuns, como graxa ou óleo, pedem o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes alcalinos. Ferrugem exige o uso de detergentes em pó ligeiramente abrasivos e detergentes ácidos. Água sanitária e acetona podem ser aplicados, respectivamente, na remoção de manchas de sucos de frutas.

Como evitar danos ao porcelanato cerâmico? Limpeza deve ser feita com detergente neutro e água. Crédito da foto: Divulgação

Alguns produtos como ácido muriático e soda cáustica são proibidos, pois podem causar danos irreversíveis aos porcelanatos.

Nos pisos e revestimentos polidos e brilhantes, principalmente, deve ser evitado o uso de esponjas de aço pois elas podem arranhar ou até mesmo remover o esmalte.

O uso de capachos nas entradas das casas evita que agentes abrasivos sejam trazidos pelas solas dos calçados, como areia, por exemplo, que causa danos a qualquer tipo de piso. Outra medida recomendada é colocar feltros autocolantes ou outro tipo de proteção nos pés dos móveis e evitar arrastá-los.

O importante é não deixar acumular sujeira, pois manchas antigas são mais difíceis de tirar.

Galeria

Confira a galeria de fotos