Primeiro apartamento: como montar novo lar
Estante de cubos e revestimento vazado dão dimensão visual à sala de estar. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação
O primeiro apartamento é uma conquista. Para quem conseguiu seu próprio espaço, deixá-lo agradável e com boas acomodações torna-se o segundo desafio. Apartamentos pequenos exigem soluções práticas, como móveis multiúso. Morando só, com amigos ou em um casamento, o primeiro imóvel é algo bem marcante na vida das pessoas, seja jovem ou adulto.
O arquiteto Bruno Moraes, que comanda o escritório que leva seu nome, fez de seu próprio apartamento, de 53 metros quadrados, uma mostra de experiências que desenvolveu em seus projetos. Para ele, muitas vezes na empolgação de arrumar tudo, os moradores se esquecem de que, no decorrer do dia a dia, uma série de necessidades novas aparecem. “A dica é pensar em móveis que se adaptem a essas mudanças”, afirma Bruno.
Iluminação mereceu atenção especial no projeto, como os pendentes sobre a mesa. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação
Antes de mobiliar, é importante analisar como ficará a disposição de tudo em relação às janelas. Convém deixar os armários próximos, preferencialmente de frente, para ventilar e prevenir a umidade.
Móveis e ambientes multifuncionais são úteis em apartamentos pequenos. Dentro do projeto de Bruno Moraes, o móvel atrás do sofá funciona como bar e bancada de trabalho. A estante de cubos metálicos, na sala, foi a solução para compor prateleiras, nichos e módulos fechados.
No quarto, teto em cimento recebeu trilho para spots. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação
Como a maioria começa a decorar aos poucos, a dica do arquiteto é usar luminárias que permitem mudar a direção e acrescentar novos pontos de luz, como os trilhos com spots. “Eles podem ser adaptados às alterações de layout.”
O revestimento vazado, ou cobogó, é uma opção charmosa para delimitar os ambientes, sem bloqueá-los visualmente (sendo possível voltar ao layout original quando quiser). Dependendo do modelo, o cobogó pode ser uma alternativa mais prática e rápida que erguer uma parede, pois alguns já vêm com acabamento, diz Bruno.
Eletrodomésticos ocupam pouco espaço na cozinha. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação
Piso único
Outra dica é, se o imóvel for pequeno, utilizar o mesmo tipo de piso no apartamento inteiro, pois dá a impressão de amplitude e unidade visual. Exceções podem ser o banheiro e a cozinha.
Móveis e paredes do apartamento são em tons claros. Crédito da foto: Luís Gomes / Divulgação
O arquiteto também aconselha atenção na hora da compra do apartamento: para que lado as janelas estão voltadas, modelo de construção do prédio (se for de alvenaria estrutural, não será possível fazer tantas alterações internas), e condições das instalações hidráulicas e elétricas.
Galeria
Confira a galeria de fotos