Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeirinho

Horta na escola é saúde e aprendizado

Com o cultivo de temperos e hortaliças, alunos conhecem sobre meio ambiente, matemática, alimentação saudável e muito mais

20 de Novembro de 2022 às 00:01
Thaís Marcolino [email protected]
(Crédito: CEZAR RIBEIRO)

A gente aprende muitas coisas na escola todos os dias como ciências, história, matemática, português e geografia. Mas já imaginou se você tivesse a oportunidade de plantar, cuidar, colher e consumir uma verdura ou tempero no próprio colégio e com isso absorver ainda mais conhecimento sobre a vida ambiental, que é tão importante e aplicar dentro das matérias que já estamos acostumados? É, isso é possível. E algumas escolas de Sorocaba têm colocado todo ensinamento na prática para os alunos.

Uma delas fica na zona norte. Estamos falando da E.M. Maria Domingas Tótora de Góes que há cinco anos tem os projetos de plantio e cultivo de hortas orgânicas. Lá, os estudantes aprendem todas as etapas, desde a preparação do solo até a colheita. E a cada ida ao espaço formado pelas áreas de plantio com garrafas pets e as mudas, a criançada aprende demais. “É necessário cuidar, molhar a planta um dia sim um dia não e só assim as plantas acabam tendo uma vida melhor”, explicou a estudante de 10 anos, Beatriz Gonçalves.

E a Beatriz não tá errada não. As plantas precisam de irrigação para desenvolverem, mas não são todas que aceitam água toda hora ou que gostam de sol, por exemplo. Por isso é necessário aprender, ainda na sala de aula o comportamento de cada espécie de hortaliça. E esse ensinamento é feito pelos professores como o Paulo Sérgio Oliveira Francisco, que auxiliou em toda a montagem e estruturação da horta, assim como cuida dos processos de replantio e colheita.

Paulo Sérgio, o professor que auxiliou em toda a montagem  - CEZAR RIBEIRO
Paulo Sérgio, o professor que auxiliou em toda a montagem (crédito: CEZAR RIBEIRO)

Para Paulo, a oportunidade que os alunos têm é espetacular. “Quase ninguém tem horta em casa, então quando vem mexer na terra a sensação deles é de ser algo inacreditável, eles gostam de mexer, cavoucar. Tem alguns que têm até medo porque nunca pegaram na terra mesmo. Isso é uma questão de criação mesmo”, disse.

Entretanto, desde o início, a atividade, apesar de um pouco lúdica, traz muito ensinamento dentro do campo de aprendizagem pedagógica. “No caso da matemática a gente trabalha o perímetro, o que é área, quantas salsinhas cabem em um determinado espaço, etc”, explicou o professor. Paulo complementa que o crescimento das folhas também é um momento de expectativa e surpresa. “Eles fazem a medição semanalmente e ficam chocados do quanto cresce entre um tempo e outro, cerca de 5 centímetros no caso do almeirão, principalmente em épocas de chuva.”

  - CEZAR RIBEIRO
(crédito: CEZAR RIBEIRO)

Durante o processo evolutivo das hortas ocorrem as pragas, que às vezes prejudicam a qualidade e o crescimento das plantas. “É muito importante buscar formas de controle das pragas, uma vez que não podemos matá-las, pois isso implicaria na diminuição da biodiversidade. Uma das técnicas é preservar o mato que cresce junto à horta. Assim, essas plantas são primeiramente atacadas, ajudando a preservar as hortaliças”, finaliza o professor.

Quando a hortaliça ou os temperos atingem o tamanho necessário para colheita, os alunos adoram, porque sabem que, em breve, vão poder saborear o que cultivaram desde o início. Isso porque tudo que é plantado vai pra cozinha e as merendeiras complementam com o calendário de refeição definido pela Prefeitura. Quando sobra -- e é até comum -- os alunos podem levar pra casa! Olha só que legal!

Ana Laura aprovou a atividade - CEZAR RIBEIRO
Ana Laura aprovou a atividade (crédito: CEZAR RIBEIRO)

A Ana Laura da Silva Santos, de 10 anos, contou pra gente que os pais adoram usar os temperinhos em casa e que eles aprovaram a ideia da horta. “Meu pai gosta de cozinhar e ele ama quando eu levo as coisinhas [salsinha e cebolinha] pra ele.”, contou.

Lauren está comendo mais verduras - CEZAR RIBEIRO
Lauren está comendo mais verduras (crédito: CEZAR RIBEIRO)

Tanto aprendizado na escola acaba proporcionando uma mudança até no nosso próprio hábito alimentar, sabia? É! A Lauren Gabriele, por exemplo, não gostava muito das verduras, mas como hoje sabe a forma como são cultivadas, está dando até mais oportunidades para algumas coisas. “Hoje estou gostando mais, antes não queria comer não”, ri a estudante.

E a gente sabe que um hambúrguer é uma delicia, mas que tal trocá-lo às vezes por algo mais saudável? Essa é a dica de ouro dos médicos. Então vamos combinar uma coisa? Independente de uma horta na sua escola ou não, que tal passar a olhar com mais carinho aos itens saudáveis que a mamãe e o papai preparam pra gente? Prometemos que não vai se decepcionar!

Você também pode ter a sua

A escola que a gente acabou de falar tem um espaço grande para a horta, mas não são todas as casas e apartamentos com esse espaço. Mas isso não é desculpa pra você não ter também um espaço. Quer aprender como fazer? Então vem com a gente! Só não esquece de pedir ajuda pra mamãe, pro papai ou pra algum adulto que cuide de você, tá?!

A forma mais fácil de começar a sua horta em casa é plantando temperos. Assim, rapidamente você terá à mão tudo que mais utiliza nas receitas culinárias, temperos frescos e sem “veneno”! A horta caseira é um tipo de cultivo ideal para quem ainda não tem muita intimidade com o plantio ou para quem tem pouco espaço. Alguns temperos que podem te ajudar a começar são o manjericão, alecrim, hortelã, pimenta, orégano, salsinha, entre outros.

  - CEZAR RIBEIRO
(crédito: CEZAR RIBEIRO)

Na hora de escolher o melhor espaço vale aquele que tenha uma boa iluminação natural, porque isso a ajuda no crescimento das plantas. Já sobre o tipo de planta, os especialistas indicam vaso, canteiro e até nas paredes.

Depois que plantar sua horta em casa, siga as instruções de cuidados com cada planta. Regue frequentemente e, pelo menos uma vez ao mês, adube sua horta para que as plantas cresçam saudáveis.

E pronto! Aproveita seu belo cantinho e prepare muitas comidinhas gostosas com os temperinhos que você mesmo plantou, cuidou e colheu. Com certeza sentirá orgulho de você mesmo! (Thaís Marcolino)

Galeria

Confira a galeria de fotos