Olha o passarinho
João-teneném
Nome popular: João-teneném
Nome científico: Synallaxis spixi (Sclater, 1856)
O passarinho que iremos falar hoje é bem difícil de ser visto, pois fica escondido no meio da vegetação, mas podemos reconhecê-lo pelo seu canto. Aliás, é por causa de seu canto que ele tem esse nome, sabia? Vamos aprender um pouco mais sobre o joão-teneném?
Observe a foto! O joão-teneném tem o peito e a face cinzas. As costas, barriga e asas são marrons. Possui um topete e parte das asas é da cor ferrugem. A cauda é marrom, longa e com as nervuras centrais das penas, chamadas de raque, nuas na ponta, como se fossem palitos, e vive com ela levantada. A garganta é negra, como se tivesse um “cavanhaque”, e os olhos são marrons. Mede cerca de 15 centímetros de comprimento.
Vive em bordas de florestas, savanas, capoeiras, pastagens e áreas urbanas. Alimenta-se de pequenos invertebrados, como insetos, geralmente capturando nos ramos baixos e no solo.
O ninho do joão-teneném é um amontoado denso e comprido de gravetos, com entrada lateral em forma de túnel, construído no interior de moitas. Põe três ovos, verdes claros ou esverdeados, em uma câmara interna fechada, que é forrada com pequenas folhas, musgo, pelos e materiais vegetais macios. O ninho quase sempre inclui as peles descartadas de cobras e lagartos.
Faça sua parte
Podemos ajudar a conservar o joão-teneném mantendo nossos parques e florestas limpos e protegidos. Também podemos aprender mais sobre essas aves e compartilhar nosso conhecimento com outras pessoas para aumentar a conscientização sobre a importância de proteger todas as nossas espécies de aves.
Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)