Eu Já li
Um lenço e muita imaginação
Chimamanda Ngozi Adichie nasceu em 15 de setembro de 1977 em Enugu, Nigéria. Seu pai era professor na Universidade da Nigéria e sua mãe, a primeira mulher a trabalhar como registradora na mesma instituição. A menina começou seus estudos universitários em medicina na Nigéria, mas mudou-se para os Estados Unidos aos 19 anos para estudar comunicação e ciência política.
A autora ganhou reconhecimento internacional, seus livros abordam questões de raça e identidade, um dos seus mais conhecidos ensaios é “Todos Deveríamos Ser Feministas” (2014), baseado em uma palestra ministrada por ela que alcançou milhares de visualizações. Sua influência se estende além da literatura, sendo uma voz importante na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade racial.
Chimamanda continua a inspirar pessoas ao redor do mundo e agora nos presenteia com seu primeiro livro infantil. “O Lenço de Cetim da Mamãe” que traz pequenos e preciosos fragmentos da vida cotidiana em família.
A mãe de Chino amarra um lenço de cetim todas as noites em sua cabeça antes da menina dormir, para manter seu cabelo macio e bonito. Uma manhã, quando a mamãe está saindo para trabalhar, ela deixa Chino brincar com o lenço. Nessa brincadeira acontecem muitos momentos inesquecíveis, construídos pela imaginação de Chino.
As ilustrações são da premiada Joelle Avelino e a edição é da Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras