Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

Lobo-guará faz rara aparição em Ubatuba

12 de Outubro de 2024 às 20:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
O lobo foi fotografado enquanto ia beber água
O lobo foi fotografado enquanto ia beber água (Crédito: MARCELO GEACOMO / REPRODUÇÃO FACEBOOK)

O lobo-guará é um animal símbolo do Brasil. Ele tem hábitos solitários e, apesar de não estar na lista de risco de extinção, o desmatamento e a destruição do seu habitat natural o colocam em uma situação de vulnerabilidade.

No Brasil, ele costuma ser visto principalmente nas áreas de Cerrado, mas, no final de setembro, um lobo-guará foi visto em Ubatuba, no litoral de São Paulo. A imagem foi registrada pelo fotógrafo Marcelo Geacomo. Em suas redes sociais, ao postar a foto, ele agradece e comemora o feito. “Obrigado Deus por me permitir estar no lugar certo na hora certa”, escreveu Geacomo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal? O lobo-guará é um canídeo que apresenta entre 95 cm e 115 cm de comprimento, cerca de um metro de altura, cauda com tamanho entre 38 cm e 50 cm e peso entre 20 kg e 30 kg. Ele se destaca por suas longas e finas pernas, que o ajudam na locomoção e visualização do ambiente em locais com vegetação mais alta.

A pelagem castanha no alto das costas é uma de suas características. Ele também é conhecido como lobo-de-crina, lobo-vermelho, aguará e aguaraçu. No portal Brasil Escola, a professora de biologia Vanessa Sardinha dos Santos ensina que o lobo-guará é um animal onívoro, ou seja, se alimenta de animais e vegetais. Ele é um importante dispersor de sementes, tendo grande relevância ecológica. Vanessa também nos conta que o lobo-guará apresenta hábito de vida solitário, sendo encontrado formando casais apenas na época reprodutiva. (Da Redação)