Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o passarinho

Maracanã-pequena

12 de Outubro de 2024 às 20:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Com predominância do verde vibrante, esta ave é colorida e vive em área de cerrado
Com predominância do verde vibrante, esta ave é colorida e vive em área de cerrado (Crédito: MÁRCIO DE CAMARGO ROSA/COAVES)

Nome popular: Maracanã-pequena
Nome científico: Diopsittaca nobilis (Linnaeus, 1758)

Olá, explorador da natureza! Hoje vamos falar sobre uma ave incrível chamada maracanã-pequena. Vamos descobrir juntos suas características, onde vive, o que come e como podemos ajudar a conservar essa espécie em nossa cidade?

Observe a foto! A maracanã-pequena possui uma plumagem verde vibrante, com a parte inferior das asas e a região dos ombros na cor vermelha. Sua testa é azul e a face é nua (sem penas) e branca. Sua cauda é pontuda e longa, como das araras. Já o seu bico é forte e possui a parte de cima branca e a de baixo escura. Possui cerca de 30 centímetros de comprimento.

Vive em áreas de cerrado, beiras de matas, veredas e florestas abertas. Alimenta-se, principalmente, de sementes, frutas e flores. Ela adora comer sementes de palmeiras e outras plantas nativas de seu habitat.

Para fazer seu ninho, utiliza cavidades em árvores ou buracos em barrancos, mas às vezes usa cupinzeiros grandes que ficam nas árvores (arborícolas). Ela forra o ninho com materiais, como folhas secas e pequenos galhos. A fêmea põe de dois a quatro ovos, que são brancos e têm um período de incubação entre 24 e 26 dias. Os filhotes são cuidados por ambos os pais e deixam o ninho após, aproximadamente, oito semanas.

Faça sua parte: Para ajudar a conservar a maracanã-pequena em nossa cidade, podemos preservar áreas verdes e florestas onde ela possa viver e se alimentar, evitar o desmatamento, queimadas e a destruição de árvores, que servem de abrigo e ninho para essas aves, além de plantarmos árvores nativas que forneçam alimento e habitat para elas.

Essa espécie, com suas cores vibrantes e comportamento amigável, muitas vezes é capturada ilegalmente para ser vendida como animal de estimação. Isso é muito perigoso, porque a retirada dessa ave da natureza diminui a população local e afeta o equilíbrio do ambiente onde ela vive. Além disso, quando é retirada de seu habitat, ela enfrenta muito estresse e pode não sobreviver.

Por isso, precisamos ensinar as pessoas que é muito importante não comprar ou manter aves silvestres, como a maracanã-pequena, como animais de estimação. Dessa forma, garantimos que ela possa viver livre e feliz na natureza, onde é o lugar dela!

Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)