Buscar no Cruzeiro

Buscar

Do Leitor

Carta do Leitor: gênero textual que ensina muito mais do que apenas ‘dar a opinião’

Estudantes de Sorocaba analisaram conteúdos e, além de discutirem em sala, enviaram suas próprias cartas ao Cruzeirinho

19 de Outubro de 2024 às 21:00
Thaís Marcolino [email protected]
Alunos da E.M. Irineu Leister analisaram o conteúdo sobre os cuidados ao empinar pipa
Alunos da E.M. Irineu Leister analisaram o conteúdo sobre os cuidados ao empinar pipa (Crédito: THAIS MARCOLINO 14/10/2024)

Em uma era tão tecnológica, ouvir a palavra carta e até escrever uma parece coisa antiga, mas não é bem assim. A carta é um gênero textual que permite aos leitores expor suas opiniões sobre determinado assunto e, muitas vezes, refletir neles. O recurso está presente no nosso jornal Cruzeiro do Sul e é usado, principalmente, pelos adultos. Mas o que impede de a criançada também “se aventurar” nesse mundo? Nada!

Pensando em ensinar um pouco mais do gênero, muito presente nas aulas de português, duas escolas de Sorocaba contaram com o apoio do nosso Cruzeirinho para que as crianças pudessem fazer a leitura, análise do conteúdo e, por fim, enviassem as cartas para nossas equipes.

Na Escola Municipal Irineu Leister, no Jardim Ipiranga, o conteúdo estudado foram os cuidados ao empinar pipa, divulgado no dia 8 de setembro. Já na Escola Estadual Professora Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues, no bairro dos Morros, a higiene bucal foi o assunto central, além das amadas férias.

Os conteúdos foram tão legais que fomos conhecer alguns dos autores mirins que podem representar muito bem a turma toda, assim como a professora de cada uma para dar mais detalhes da iniciativa para a gente.

Cuidados ao brincar com pipa

No dia 8 de setembro, a criançada da E.M. Irineu Leister descobriu como empinar pipa pode ser uma brincadeira muito legal, mas também muito perigosa se não tomar cuidado com o material usado e o local escolhido. Aprender sobre isso fez com que Manoel Lopes Costa Neto, de oito anos, tivesse mais vontade de ter uma pipa. “Já tinha brincado uma vez, mas não é a minha brincadeira favorita, mas depois que eu li fiquei com vontade de ter uma só para mim”, disse o aluno do 3º ano C.

“Escrever a carta do leitor foi legal, mas quando a professora disse que você viria aqui foi mais especial. Amei as dicas também, parabéns”, complementou Manoel.

A responsável pela atividade foi a professora Hosana Guedes Bezerra. No planejamento de aula, o estudo de cartas e, justamente, na semana “do leitor”, a equipe recebeu o Cruzeirinho sobre os cuidados com a pipa. “Como aqui é um bairro onde as crianças brincam muito de pipa, caiu certinho e a turma se animou para ler, discutir sobre o tema e amaram”, explicou.

A Ariadna Albarracin Castro, de nove anos, quando soube que escreveria uma carta do leitor ficou animada, apesar de já ter o hábito dentro de casa. “Mas escrever para um jornal é diferente, né? Amei participar da atividade, apesar de ser um pouco estranho também”, observou a aluna do 3º ano C. Na cartinha da estudante, agradeceu pelas dicas do uso do cerol, afinal, foi um aprendizado novo.(T.M.)

 

Higiene bucal e as amadas férias

Em março deste ano publicamos uma matéria no formato HQ (história em quadrinhos) sobre os cuidados com a higiene bucal. O tema fez parte de uma das “rodas de jornal” que a E.E. Prof.ª Nazira Nagib Jorge Murad Rodrigues realiza ao longo do ano e entrou para análise da carta do leitor.

Antes de, de fato, escreverem a carta, os alunos “discutem, falam o que acham, e, aí sim, escrevem a carta”, explicou a professora Elaine Cristina da Silva. “A iniciativa faz com que eles desenvolvam o senso de análise literária, melhorem a escrita; é ótimo”, complementa a educadora de 52 anos.

Quando fomos à escola, um novo tema estava sendo estudado, a das queridas férias. E através desse tema que a garotada tanto ama, conversamos com três pequenos. A Anna Beatriz Amatuzi Freitas gostou dos brinquedos antigos e de compartilhar as experiências com a turma. “A gente tem muita troca de opinião, tiramos dúvida e aí vai entendendo um pouco mais da notícia”, observou a estudante de dez anos, do 4º ano A.

Já o Heitor Augusto Garcia da Cunha, de nove anos, tem as matérias que falam sobre o mau-hálito e as férias como suas preferidas. Analisar a matéria, para quem já tem o hábito da leitura, é mais tranquilo, acredita o garoto do 4º B. “A carta do leitor é uma parte que eu achei que era difícil, mas não, é fácil e a gente melhora bastante. Eu adorei”, observou.

Por fim, a Nicolly Ferreira Teche, de dez anos, falou que quando foi publicada a matéria em quadrinhos sobre a escovação, achou legal. “Pois orienta as crianças sobre a higiene bucal, que escovar os dentes é importante”, falou a aluna do 4º ano A. (T.M.)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos