Eu Já li
A beleza do amor entre pai e filho
Esse livro é uma celebração do amor e do cuidado que permeiam a relação entre pais e filhos, além de prestar uma linda homenagem a todas as pessoas que assumem a função de cuidadores. A obra retrata o ciclo da vida de forma sensível, mostrando como, ao longo do tempo, os papéis de quem cuida e de quem é cuidado podem se inverter. Quando um menino cresce e se torna pai, seu próprio pai já é um homem idoso. Nessa fase da vida, o filho assume uma posição de cuidador, oferecendo ao seu pai o mesmo zelo que recebeu na infância.
Essa relação é apresentada de forma poética e emocionante, destacando a beleza e a importância da reciprocidade e da conexão familiar. O livro ilustra como o vínculo entre pais e filhos vai além do tempo e das fases da vida, mostrando que o amor é um laço que, se cultivado, não se rompe. As ilustrações delicadas acompanham o texto de maneira harmoniosa, conferindo uma profundidade que permite ao leitor sentir a suavidade e a fragilidade do ciclo de cuidados.
Essa belíssima obra oferece aos leitores um olhar sensível sobre o envelhecimento, o afeto e o respeito, estimulando reflexões sobre a importância do cuidado mútuo entre as gerações e de como os filhos, ao crescerem, podem retribuir o amor recebido.
Em uma sociedade em que muitas mães enfrentam sozinhas o desafio de criar e educar seus filhos, a presença de pais amorosos e dedicados é algo a ser celebrado.“As mãos do meu pai” da Editora Boitatá é também uma lembrança de que, pais que dedicam tempo, carinho e cuidado, além de serem exemplos de afeto e comprometimento, ajudam a moldar uma infância mais segura e feliz. Esse envolvimento paterno, ainda raro em muitos contextos, mostra a importância do cuidado compartilhado, ampliando as possibilidades de desenvolvimento emocional saudável e promovendo relações familiares mais equilibradas e afetuosas.
Vanessa Marconato Negrão, professora e sócia efetiva titular da Academia Sorocabana de Letras.