Buscar no Cruzeiro

Buscar

É o bicho

História de amizade

21 de Dezembro de 2024 às 21:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Bizantino completou 19 anos em novembro
Bizantino completou 19 anos em novembro (Crédito: DIVULGAÇÃO/AGÊNCIASP)

O sargento Eduardo Oliveira Santos conheceu no trabalho um grande amigo, o cavalo Bizantino. Os dois dividem a rotina do dia no Regimento de Polícia Montada (RPMon) 9 de Julho há 14 anos. O animal acompanha a trajetória do profissional desde a época em que ele era soldado na corporação. Agora, após mais de uma década juntos, o equino está prestes a se aposentar. Bizantino completou 19 anos em novembro e integra o 1º Esquadrão Operacional do Regimento, responsável pelo patrulhamento nas ruas e controle de multidões, como em manifestações, jogos, shows e grandes eventos.

Eduardo, todo dia de trabalho, vai até a baia e faz a “manutenção” do Bizantino ù escova, limpa e dá banho. Esse cuidado conta com o apoio de veterinários e de policiais que alimentam o equino. O sargento conta que o cavalo já faz parte da família. “Quando tem encontros familiares, os parentes nem me perguntam como estou mais, já querem saber como o Bizantino está”, brincou Oliveira.

Apesar de muitos momentos juntos, o policial não sabe se no futuro continuará com o Bizantino. Após o cavalo se aposentar, será colocado em uma lista de doação. “Cavalos da PM não são vendidos ou leiloados, nós doamos. E a prioridade da doação sempre será de quem cuida do cavalo. Caso o policial não tenha condições de criá-lo, é oferecido para outros policiais da unidade. Se ninguém se interessar, aí abrimos ao público, que geralmente entra em contato”, explicou o 1º tenente Lucas Carvalho da Costa, chefe da comunicação social da RPMon 9 de Julho. (Agência SP)