Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto "Eu Pratico Esportes"

Alunos transformam escola em um verdadeiro circo

Alunos mostram talento e trabalho em equipe no encerramento do ano letivo

04 de Janeiro de 2025 às 21:00
Beatriz Falcão [email protected]
Show com diversão, talento e muita alegria
Show com diversão, talento e muita alegria (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Truques de mágica, acrobacias e outras artes circenses fizeram parte do ano letivo dos alunos da Escola Municipal Walter Carretero, por meio do projeto “Eu Pratico Esportes”. O grande espetáculo aconteceu no dia 6 de dezembro, transformando o ginásio do colégio em um verdadeiro circo. Com números de dança, equilíbrio e muita alegria, os pequenos encerraram as atividades escolares mostrando tudo o que aprenderam na disciplina de Artes Corporais.

Um exemplo é a aluna do 5º ano, Thawanny Rocha Lima, de 11 anos, que se apresentou com mais de 20 bambolês na cintura. Embora ela já brincasse com os aros coloridos, movimentar todos foi um grande desafio. “Eu precisei treinar bastante, mas foi uma experiência muito legal e emocionante. Além disso, gostei de aprender mais sobre o circo”, contou.

Na ocasião, as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental homenagearam o palhaço brasileiro Arrelia. Ao som da música “O Circo da Alegria”, os pequenos dançaram caracterizados com gravatas borboletas coloridas, nariz vermelho e outros enfeites. Na sequência, os estudantes se aventuraram em malabarismos, acrobacias, shows de piadas e outras encenações. As alunas Heloísa Oliveira, de 10 anos, e Sophia Vitória, de 11 anos, participaram da modalidade maquiagem e vestimenta.

Com saias de tule amarelo com laços e blusas cor de rosa, as duas amigas fizeram pinturas artísticas no rosto. As bochechas rosadas e o delineado nos olhos combinavam com as roupas. “Nós aprendemos muitos tipos de maquiagem, que as pessoas realmente usam nas apresentações no circo. Achei uma experiência diferente e muito divertida”, relata Sophia.

Para Heloísa, os ensinamentos se estenderam para além da arte circense. O trabalho em grupo e a dedicação foram dois pontos citados pela aluna. “Para que a apresentação final acontecesse, nós precisávamos trabalhar juntos, colaborar um com o outro. Então, assistir o resultado de todos os nossos esforços, os estudantes dando o seu melhor e fazendo tudo certinho, foi sensacional”, comenta feliz.

Nos bastidores

O projeto envolveu todos os 300 alunos do Ensino Fundamental I, desde o 1º até o 5º ano. Cada detalhe, cenário e apresentação foram pensados por eles e auxiliados pelos professores Priscila Diogo, que também atua na equipe do “Eu Pratico Esportes”, e Edson Lourenço, responsável pelas aulas de Educação Física.

“O mais importante nesse processo é que todos os dias eles são estimulados a descobrirem o que cada um pode fazer dentro do circo. Tudo foi preparado pelos alunos, desde a montagem do tatame até a escolha das apresentações. Com essa atividade, a criança começa perceber que ela é vista, reconhecida e valorizada, mostrando essas experiências de forma muito positiva”, destacou Edson.

Para Priscila Diogo, ao adentrar na lona do circo, os alunos desenvolvem habilidades e descobrem talentos, abrindo um leque de oportunidades. Além das atividades corporais, os exercícios estimulam capacidades cognitivas, como a atenção, o equilíbrio, além de questões sociais e criativas.

“Cada aluno escolheu sua modalidade conforme a sua afinidade com a atividade. Neste cenário, eles se colocam como protagonistas, além da possibilidade de aprenderem brincando, o que é super divertido e legal”, conclui Priscila com um sorriso. 

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos