Olha o passarinho
Tangará

Você já ouviu falar do tangará? Esse pássaro incrível é um verdadeiro artista da natureza! Também é conhecido como tangará-dançarino. Vamos descobrir o porquê desse nome e saber mais sobre essa ave colorida e cheia de energia, que vive nas florestas da Mata Atlântica?
Observe a foto! Os tangarás têm um visual bem diferente dependendo do sexo. Os machos são da cor azul-celeste no ventre e no dorso (costas), com a cabeça preta e uma coroa vermelha brilhante no topo e a cauda preta com penas alongadas no centro. As pernas são rosadas e o bico curto é levemente curvado. As fêmeas são verde-escuras. São pequenos, medindo cerca de 15 centímetros, com mais dois centímetros devido a penas longas na cauda.
Adora viver em florestas úmidas, especialmente no sub-bosque e em áreas montanhosas. Se você mora perto de áreas de mata atlântica ou secundária, pode ter a sorte de encontrar esse dançarino por aí! Ele é um grande fã de frutas! Alimenta-se de pequenas bagas e frutos, especialmente aqueles mais escuros. Ele pega as frutas com um voo rápido, engolindo-as inteiras. Também come insetos pequenos.
As fêmeas do tangará são responsáveis por fazer o ninho. Elas constroem uma pequena “cestinha”, em formato de taça, usando fibras de plantas, teias de aranha e outros materiais. O ninho é colocado em uma forquilha alta de árvore, geralmente perto de água, para garantir segurança e conforto. A fêmea põe dois ovos, que têm uma cor marrom claro com manchas mais escuras. Apenas a fêmea incuba (choca) os ovos que levam cerca de 20 dias para os filhotes nascerem. Depois que nascem, eles passam mais 20 dias no ninho antes de estarem prontos para explorar o mundo. Assim que saem do ninho, eles já começam a se alimentar sozinhos e se defender. Os machos não ajudam na criação dos filhotes, mas colaboram na dança para atrair as fêmeas.
Uma das coisas mais incríveis sobre o tangará é a dança pré-nupcial que os machos fazem para impressionar as fêmeas. Em galhos baixos da floresta, eles formam uma fila organizada e começam um verdadeiro espetáculo! Cada macho, em sua vez, dá um salto, paira no ar e volta para o final da fila, enquanto os outros continuam dançando. O macho dominante é o que comanda o espetáculo e geralmente é quem conquista a fêmea no final. É como um verdadeiro teatro na natureza, não acha?
Faça sua parte: O tangará-dançador, essa ave colorida e cheia de graça, precisa da nossa ajuda para continuar encantando as matas. Para isso, podemos ensinar as pessoas a importância de preservar as matas, garantindo um lar seguro para essa ave incrível, além de plantar árvores frutíferas nativas para assegurar sua alimentação. Também temos de ensinar que devemos evitar o desmatamento e a poluição, pois podem prejudicar o local onde ela vive. Então, cuidar do tangará é cuidar da nossa natureza! Que tal ajudar a proteger essa espécie e, quem sabe, ter o privilégio de assistir ao seu incrível espetáculo ao vivo?
Fonte: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba (Sema)
Nome popular: Tangará
Nome científico: Chiroxiphia caudata (Shaw & Nodder, 1793)