Oito alimentos que devem ser evitados na noite anterior ao Enem
Alimentação errada na noite de sábado (9) pode prejudicar desempenho dos estudantes no Enem. Crédito da foto: Divulgação
O médico são-roquense Mauricio Egydio listou oito alimentos que são prejudicais ao descanso e devem ser evitados antes de dormir. As dicas são particularmente úteis aos mais de cinco milhões de estudantes que devem fazer neste domingo (10) a segunda prova do Enem-2019. Estudos mostram que a falta do descanso ideal acarreta a redução do nível de concentração e a redução do desempenho físico e mental. Outra consequência direta do consumo desses oito alimentos à noite é o ganho de peso não-intencional.
[irp posts="173061" ]
Experiente em trabalhar a longevidade de seus pacientes a partir da alimentação, Egydio confirma que alguns alimentos podem prejudicar o descanso e até levar ao sobrepeso. Por isso, o médico recomenda evitar comer à noite alimentos estimulantes e calóricos.
Vilões do sono e do Enem
• Cafeína: presente no café, chá mate e refrigerantes a base de cola;
• Termogênicos: neste grupo, os principais alimentos a serem evitados à noite são canela, gengibre e pimenta;
• Açúcar: o alerta a quem vai fazer o Enem - e para todas as pessoas, é claro - vale para os doces em geral;
• Gorduras artificiais: estão presentes na maioria dos alimentos industrializados;
[irp posts="186612" ]
• Frituras: todos os tipos de frituras devem ser evitados à noite, porém, os podem causar mais prejuízos ao descanso são as batatas fritas e os salgadinhos em geral;
• Alimentos calóricos: neste grupo estão os pães, massas, pizzas, tortas e salgadinhos industrializados;
• Refeições pesadas: todas devem ser evitados, principalmente a lasanha e a feijoada.
• Excesso de líquidos: neste caso, os problemas aos candidatos do Enem são causados pela interrupção do sono repetidas vezes durante a noite para eliminar o excesso.
De acordo com o médico Maurício Egydio , de maneira geral, os oito alimentos listados acima podem acelerar o metabolismo. Isso acontece porque agem como estimulantes ou porque fazem o organismo gastar mais energia para digeri-los.
Comer à noite engorda
Além dos estudantes às vésperas do Enem, as dicas de Egydio sobre alimentação à noite interessam para todas as pessoas por outro motivo. O médico cita uma pesquisa da Universidade de Oregon que comprova a relação entre alimentação noturna e o sobrepeso. O estudo constatou que comer tarde da noite engorda, pois consumir alimentos calóricos perto da hora de dormir predispõe à estocagem de energia.
[irp posts="186081" ]
O Dr. Steven Shea, autor da pesquisa, explica que "nós simplesmente não gastamos tanta energia depois de uma refeição noturna em comparação com as refeições matinais". Ele acrescenta que, ao guardar energia, a pessoa dorme menos e ambas as práticas contribuem para o ganho de peso.
A nutricionista Copelli também aconselha a evitar alimentos calóricos e gordurosos antes de dormir, como lasanhas, feijoadas e frituras.
Dormir cedo, descansar tempo suficiente e substituir alimentos altamente calóricos por aqueles de baixa caloria ao jantar tarde da noite pode contribuir para a perda de peso, segundo a pesquisa.