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Você sabe o que é marketing esportivo?

21 de Agosto de 2024 às 15:59
Você sabe o que é marketing esportivo?
Você sabe o que é marketing esportivo? (Crédito: Campaign Creators )

O mundo do esporte está em constante evolução, e com ele, as estratégias de marketing também precisam se adaptar para acompanhar as novas tendências e o comportamento do público. Consequentemente, o termo “marketing esportivo” está cada vez mais em voga. Mas você sabe o que isso?

Nesse artigo, vamos responder a essa pergunta e explorar as principais estratégias e tendências que ditam o jogo no marketing esportivo atualmente.

Principais estratégias do Marketing Esportivo

Segundo publicação no portal "Marketing Communications" da Universidade da Virgínia Ocidental, o marketing esportivo, essencialmente, fornece ao cliente estratégias específicas para promover esportes.

Dessa forma, um profissional de marketing que atua nessa área deve estar apto a impulsionar, encorajar e vender a ideia do cliente para as pessoas que irão a um evento esportivo. Isso inclui influenciar consumidores a apoiarem um time esportivo ou os parceiros do time.

Para colocar isso em prática, o profissional pode se servir de várias táticas. Confira algumas delas a seguir:

Patrocínio de equipes e eventos esportivos

Ao se associarem a times e competições, as empresas conquistam visibilidade e conectam-se com o público de forma autêntica e natural, garantindo que sua marca seja vista por milhares de pessoas, associando-a aos valores positivos do esporte, como competitividade, fair play e adrenalina.

As casas de apostas, por exemplo, adotam essa tática amplamente. Ao patrocinar times e eventos esportivos, elas constroem uma imagem positiva e conquistam a confiança do público, além de aumentar o engajamento e a fidelização de clientes.

Isso é notável no contexto do futebol brasileiro, no qual, segundo dados divulgados pela Uol, apenas cinco dos quinze clubes da Série A do Campeonato Brasileiro não são majoritariamente patrocinados por casas de apostas. São eles: Palmeiras, Bragantino, Cuiabá, Inter e Grêmio.

Dessa forma, se um apostador em potencial vir o nome de uma casa de apostas estampada na camisa do seu time do coração ou em um dos banners que cercam o campo, ele estará inclinado a ter uma visão positiva da empresa.

Com base nesse primeiro contato, o consumidor pode pesquisar sobre a marca em portais especializados em resenhas sobre casas de apostas e cassinos, como o wetten.com que também fornece informações atualizadas sobre odds, bônus, dicas e mais. Se as análises foram positivas, a marca pode conseguir um novo cliente, tudo graças ao patrocínio em questão.

Marketing de influência

Também chamado de marketing de influenciadores, o marketing de influência especificamente no contexto esportivo, costuma tomar forma em campanhas de publicidade protagonizadas por atletas, ex-atletas ou especialistas em um esporte específico.

Como explica Kanishk Rana, em artigo para o Feedough, portal especializado em dicas para empreendedores, utilizar celebridades do esporte nas campanhas é extremamente vantajoso para empresas, pois essas personalidades geralmente têm uma quantidade expressiva de seguidores, o que aumentará o alcance do produto anunciado.

Rana explica que outra tática eficaz é contratar atletas com renome em um esporte específico para fazer parte de publicidades. "A publicidade feita por especialistas acaba sendo mais genuína do que a de celebridades aleatórias. Por exemplo, a Nike contratou Usain Bolt para promover sua linha de roupas, bem como calçados especialmente projetados para esportes de pista.", ele exemplifica.

Além de utilizar figuras populares do esporte nas propagandas, o marketing de influência também inclui a prática de eleger embaixadores da marca. Jogadores e ex-jogadores como Neymar, Vini Jr., Ronaldo Fenômeno e Zé Roberto são embaixadores de casas de apostas no Brasil.

Ao estabelecer essa conexão com celebridades, as empresas associam suas marcas à credibilidade, fama e imagem dos embaixadores, transmitindo tais valores para seus possíveis clientes.

Marketing de Conteúdo

A criação de conteúdo de alta qualidade em diferentes canais e mídias, como vídeos, artigos e podcasts, é fundamental para atrair e fidelizar o público em qualquer contexto publicitário. No marketing esportivo, isso não é diferente.

Alguns exemplos de conteúdo incluem: novidades do mundo esportivo, com notícias, análises e estatísticas dos times e jogadores mais populares; entrevistas com técnicos e treinadores sobre os bastidores de treinos e competições; dicas, tutoriais e demonstrações de técnicas feitas por especialistas para jogadores amadores que querem se aperfeiçoar, etc.

Um dos benefícios de fornecer conteúdo informativo e cativante, é o aumento do engajamento nas redes sociais e canais nos quais o conteúdo foi publicado. Com ele, é possível fortalecer a marca e converter clientes em potencial.