O papel das celebridades no marketing e nos padrões de consumo
Explorar a popularidade, fama e imagem de celebridades para endossar produtos e serviços é uma estratégia amplamente adotada por marcas dos mais diversos setores em suas campanhas de marketing.
A popularidade dessa tática reside na capacidade única das celebridades de influenciar o comportamento e os padrões de consumo do público. A confiança é a chave para essa dinâmica, como comprova o estudo "Nielsen Trust in Advertising" realizado pela renomada empresa global de pesquisa de mercado Nielsen.
Em 2021, a empresa coletou respostas de mais de 40 mil consumidores de 56 países da América do Norte, América Latina, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e Europa a fim de mapear a confiabilidade dos diferentes canais e tipos de recomendações.
Os resultados indicaram que 71% dos entrevistados confiam em opiniões e publicidades sobre marcas e produtos feitos por influenciadores. Essa modalidade de "marketing de influência" só perde para as recomendações de pessoas conhecidas (89%), do site oficial da marca (84%), dos clássicos anúncios na televisão (74%) e das propagandas em programas televisivos (74%).
Em contrapartida, canais como anúncios em mecanismos de busca, em redes sociais, vídeos online, anúncios no dispositivo móvel e em banner de sites são considerados pouco ou nada confiáveis pela maioria dos participantes.
Neste artigo, vamos explorar o porquê dessa relação de confiança e influência e refletir sobre algumas de suas consequências.
Devemos confiar apenas nas celebridades?
Para responder essa questão, podemos utilizar como exemplo o crescente mercado das apostas esportivas. As casas de apostas e cassinos também reconhecem o poder de influência das celebridades e investem pesado em parcerias com atletas, músicos e personalidades do entretenimento.
Celebridades frequentemente divulgam casas de apostas em suas redes sociais, participam de eventos promocionais e até mesmo lançam suas próprias linhas de produtos de apostas. Essa estratégia contribui para a normalização da atividade e para a construção de uma imagem positiva das marcas de apostas.
Porém, para apostadores, é importante buscar informações detalhadas e precisas, ao invés de se basear apenas nas celebridades que promovem casas de apostas ou atuam como embaixadoras dessas marcas.
A escolha do site de apostas deve ser fundamentada em análises criteriosas de portais especializados e confiáveis, que oferecem uma visão abrangente e imparcial sobre as diversas plataformas disponíveis.
Nesse contexto, o www.strafe.com se destaca como uma plataforma que oferece análises detalhadas de casas de apostas e cassinos. Além disso, o site fornece informações atualizadas em tempo real sobre pontuações, resultados, estatísticas e notícias relevantes ao mundo das apostas esportivas.
Visto que apostas exigem responsabilidade e existe a possibilidade de perda do dinheiro investido, é essencial que o endossamento feito por uma celebridade não seja o único aspecto considerado pelo apostador ao escolher uma operadora de jogos online e serviços relacionados.
Por que publicidade e celebridades são uma combinação tão poderosa?
A fim de compreender melhor como a psicologia do marketing influencia a eficiência dos anúncios protagonizados por celebridades, os pesquisadores Elizabeth (Zab) Johnson, Michael Platt, Simone D'Ambrogio e Noah Werksman da Wharton School, a escola de administração da Universidade da Pensilvânia conduziram um estudo.
O objetivo era avaliar a reação de espectadores a anúncios falsos com celebridades e não-celebridades com base nos movimentos dos olhos e a dilatação das pupilas. Os resultados indicaram que as pessoas estão mais propícias a escolher produtos endossados por celebridades e a fazê-lo rapidamente. Isso porque os espectadores tiveram menos dilatação da pupila ao escolher um produto anunciado por uma celebridade, revelando pouco tempo dedicado para deliberação e mais confiança na escolha.
Os pesquisadores entendem que o poder de persuasão dos influenciadores está ligado a questões biológicas e evolutivas. Assim como os primatas, os humanos tendem a seguir a liderança de indivíduos com mais status e prestígios, buscando alinhar suas ações às deles. Um exemplo disso é observado quando funcionários de um escritório moldam sua forma de trabalhar com base nos funcionários mais bem avaliado.
“Isso não significa que uma celebridade pode fazer você escolher um produto que você odeia”, explica a doutora em Neurociência Elizabeth (Zab) Johnson. “Suas preferências fortes — se você ama ou odeia algo — não mudam, mas há muito espaço de manobra aí com produtos sobre os quais você pode ainda não ter sentimentos fortes.”
Reflexões de ordem ética
Embora o uso de celebridades no marketing seja uma estratégia poderosa, é importante considerar os aspectos éticos e sociais dessa prática. As celebridades devem ser conscientes da responsabilidade que assumem ao endossar produtos e serviços, evitando promover hábitos de consumo nocivos ou que possam enganar os consumidores.
É fundamental que as marcas também atuem de forma ética e transparente, divulgando informações claras e precisas sobre os produtos ou serviços que estão sendo promovidos. A publicidade deve ser honesta e responsável, seguir as diretrizes do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o CONAR, e evitar criar falsas expectativas ou promover comportamentos antiéticos.