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Caoa Chery lança o novo Tiggo 3x

Feito na fábrica de Jacareí (SP), são duas versões -- Plus e Pro -- com preços a partir de R$ 94.990

03 de Junho de 2021 às 06:40
Cruzeiro do Sul [email protected]
Tiggo 3X ficará posicionado entre o Tiggo 2, que continuará à venda, e o Tiggo 5X, que é maior e mais caro
Tiggo 3X ficará posicionado entre o Tiggo 2, que continuará à venda, e o Tiggo 5X, que é maior e mais caro (Crédito: Divulgação)

A dianteira do Tiggo 3X, com faróis divididos em duas partes, traz um novo estilo para a gama da Caoa Chery no Brasil. O desenho é apenas um dos destaques do SUV compacto feito na fábrica de Jacareí (SP), primeiro modelo da marca à venda no mercado brasileiro com o motor 1.0 de três cilindros, com turbo e flexível, e o câmbio automático do tipo CVT que simula nove marchas.

São duas versões, Plus e Pro, com preços a partir de, respectivamente, R$ 94.990 e R$ 99.990, válidos durante o período de lançamento.

Assim, a novidade ficará posicionada entre o Tiggo 2, que continuará à venda, e o Tiggo 5X, que é maior e tem tabela inicial de R$ 121.990. Aliás, nem parece que os Tiggo 3X e 2 utilizam a mesma plataforma.

Seja como for, o novo SUV já estava à venda na China e, portanto, seu visual não era exatamente um segredo.

A dianteira lembra a de modelos como o Hyundai Kona e a Fiat Toro, por exemplo. Já a grade em formato hexagonal e pontos cromados, que parece flutuar, adota a nova linguagem visual da Chery. As mudanças deram um ar elegante e moderno ao SUV.

Atrás, o Tiggo 3X é mais parecido com o Tiggo 2. As lanternas, por exemplo, são iguais, mas as do novato receberam acabamento escuro. Já o para-choque foi redesenhado e ficou como aspecto mais “parrudo”. Na parte inferior há saídas falsas nas extremidades e sobre o vidro, um defletor de ar.

O porta-malas tem 420 litros de capacidade. Ou seja, são 5 litros a mais que o do Volkswagen Nivus, que deverá ser o principal rival do novo Caoa Chery. Já o comprimento, a largura e a altura são de, respectivamente, 4,20 metros, 1,76 m e 1,57 m.

Em outras palavras, o Tiggo 3X é espaçoso. A distância entre os eixos, de 2,56 metros, é apenas 0,6 cm mais curta que a do Nivus. Atrás, duas pessoas com até 1,75 metro viajarão com conforto, sem raspar pernas e cabeça nas laterais de portas, encosto do banco da frente e teto.

Para quem vai no banco do motorista, o Tiggo 3X também agrada bastante. A ergonomia é boa e os comandos, fáceis de acessar. Além disso, há ampla lista de itens de equipamentos.

De série, o novo modelo da Caoa Chery traz computador de bordo, monitor de pressão dos pneus e sistema multimídia compatível com Android Auto e Apple Carplay e tela central de 9 polegadas sensível ao toque.

Além disso, o volante multifuncional é igual do sedã médio Arrizo 6. Porém, só há regulagem de altura da coluna e não há borboletas para trocas manuais de marcha. Ou seja, as passagens devem ser feitas por meio da alavanca no console.

Uma boa notícia foi a adoção da direção com assistência elétrica, que, além de não “roubar” potência do motor, é mais precisa que a hidráulica. Ou seja, o sistema contribui para a redução do consumo e das emissões de poluentes e garante mais conforto ao motorista.

O acabamento e as soluções oferecidas no Tiggo 3X agradaram. Em relação à segurança, além dos freios com ABS e do duplo air bag, obrigatórios no Brasil, no banco traseiro há sistema Isofix para fixação de assento infantil.

Painel de instrumentos digital com tela de 7‘, câmera atrás, partida do motor por botão e chave presencial, que possibilita acionar o ar-condicionado à distância, vêm de série na versão Pro, como a avaliada.

Outras diferenças em relação à Plus são os faróis com regulagem elétrica da altura do facho e com luzes de LEDs (de halogênio na versão de entrada), assim como o desenho das rodas de liga leve de 16‘ e o friso cromado sob as janelas laterais.

A linha de acessórios também é ampla -- há 13 itens. Como calhas para as janelas, parafusos antifurto para rodas, para barro e rede de proteção do porta-malas. Porém, até o fechamento desta reportagem os preços não havia sido divulgados.

Em movimento

O test drive do novo Tiggo 3X foi feito em percurso misto. Logo na saída, o carro agradou bastante. Tanto pelo silêncio a bordo, mérito da boa qualidade do revestimento acústico, quanto pela altura livre do solo, de 15,7 cm.

Isso sem contar os ótimos ângulos de ataque, de 20,4°, e de saída, de 31°. Na prática, isso, permite que o carro passe por lombadas e valetas sem raspar a parte inferior do assoalho.

A suspensão também faz um bom trabalho. O sistema é McPherson do tipo independente na dianteira e semi independente com barra de torção atrás. Segundo a Caoa Chery, o Tiggo 3X percorreu cerca de 150 mil quilômetros em testes de rodagem.

Mas é sob o capô que está o maior trunfo do novo Caoa Chery. Trata-se do motor 1.0 de três cilindros e 12 válvulas, com comando variável, turbo e tecnologia flexível. Como resultado, a potência é de até 102 cv a partir das 5.500 rpm.

Assim, os coxins estão nas laterais, o que contribui para melhorar o centro de gravidade. Essa solução é diferente da utilizada no Tiggo 2, cujas peças de borracha que ajudam a isolar as vibrações do propulsor 1.5 ficam na parte inferior do bloco.

Na prática, embora o torque de 17,1 mkgf fique disponível a partir das 2.000 rpm, as arrancadas não chegam a empolgar. Porém, na estrada o carro embala bem e mostra disposição.

De acordo com a Caoa Chery, até chegar aos 100 km/h o Tiggo 3X é 15% mais rápido que o Tiggo 2. Ou seja, o novato cumpre a tarefa em 14,2 segundos e a velocidade máxima é de 172 km/h.

Há duas opções de modos de condução: Sport e Eco. E, assim como os demais modelos do segmento, a tração é no eixo dianteiro e não há 4x4.

O câmbio automático CVT, de relações continuamente variáveis, simula nove marchas e é mais voltado ao conforto que ao desempenho. Durante a avaliação, o computador de bordo marcou 8,5 km/l de média. Segundo a marca, a unidade era de pré serie e, por isso, os números devem mudar no carro de série.

 

PRÓS E CONTRAS

 

PRÓS: EQUIPAMENTOS

Além da ampla lista de itens de série, há 13 acessórios, como calhas de chuva e parafusos para rodas.

CONTRAS: RESPOSTAS

Embora o motor gere boas potência e torque, câmbio CVT é mais voltado ao conforto que ao desempenho

 

FICHA TÉCNICA

Preço sugerido: R$ 94.990

Motor: 1.0, 3 cil., 12V, turbo, flexível

Potência (cv): 102 a 5.500 rpm

Torque (mkgf): 17,1 a 2.000 rpm

Câmbio: CVT, simula 9 marchas

Porta-malas: 420 litros

Comprimento: 4,2 metros

Entre-eixos: 2,56 metros

Peso: 1.249 quilos