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Eletrificação

Caoa Chery eletrifica toda sua linha no País

Marca quer consolidar sua posição de vanguardista

25 de Junho de 2022 às 23:01
Chamado de eQ1 na China, o iCar chega para ser o compacto elétrico mais barato do Brasil.
Chamado de eQ1 na China, o iCar chega para ser o compacto elétrico mais barato do Brasil. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

A eletrificação veicular acaba de ganhar um forte impulso no Brasil com a Caoa Chery, que vai transformar toda sua linha de veículos. O inédito iCar, por exemplo, chega em julho por R$ 139.990 para ser o 100% elétrico mais barato do País.

Outro destaque é o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid. O SUV de oito lugares com baterias que podem ser recarregadas em tomadas disputará compradores com o Compass 4xe. Porém, a R$ 269.990 será R$ 80 mil mais caro que o modelo da Jeep. A Caoa Chery fará ainda os híbridos Tiggo 5X, a R$ 169.990; Tiggo 7 Pro, a R$ 199 990; e Arrizo 6 Pro, a R$ 159.990.

Nos três, haverá motor flexível, que pode utilizar gasolina e/ou etanol, e sistema híbrido leve. Ou seja, com alternador reforçado e bateria de 48V. Todos chegam até o fim de 2023.

Autonomia

Batizado de iCar no Brasil, o compacto 100% elétrico é vendido na China com o nome de eQ1. Serão duas versões. Na de entrada, o motor gera o equivalente a 45 cv de potência e 12 mkgf de torque. Nesse caso, a autonomia chega a 280 km.

Na de topo são, respectivamente, 75 cv e 15 mkgf -- a autonomia é de até 350 km. Segundo a Caoa Chery, em estações de recarga rápida dá para repor 80% das baterias em, aproximadamente, 30 minutos.

Assim como o Tiggo 5X, o 7 Pro Hybrid será montado na fábrica da Caoa Chery em Anápolis. - DIVULGAÇÃO
Assim como o Tiggo 5X, o 7 Pro Hybrid será montado na fábrica da Caoa Chery em Anápolis. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Com duas portas, o iCar tem bom espaço e bancos da frente com ajuste elétrico. Como o teto é alto, atrás também podem viajar dois adultos. O pequeno porta-malas não chega a ser um problema, uma vez que se trata de um modelo urbano.

O Tiggo 5X e 7 Pro Hybrid também chegam em julho. A dupla será montada na fábrica da Caoa Chery em Anápolis (GO). O sistema híbrido leve alivia o motor a combustão em algumas situações ao fornecer mais 10 cv e 4 mkgf para reduzir o consumo de combustível em cerca de 13%. Segundo a fabricante, com gasolina a média fica em torno dos 17 km/l.

Esse recurso será oferecido também no Arrizo 6 Pro Hybrid, que chega em agosto. Inicialmente, o sedã virá da China, uma vez que a fábrica de Jacareí (SP), onde o carro era feito, ficará fechada até 2025. No mesmo mês, a Caoa Chery trará as primeiras unidades do Tiggo 8 Pro Plug-In Hybrid.

O sedã Arrizo 6 Pro também será oferecido em sistema híbrido leve. - DIVULGAÇÃO
O sedã Arrizo 6 Pro também será oferecido em sistema híbrido leve. (crédito: DIVULGAÇÃO)

O SUV vai estrear a nova identidade visual da marca no País. Também terá recursos de condução semiautônoma e itens de conectividade, conforto e segurança. Como, por exemplo, sistema que evita saída involuntária da faixa de rolagem, frenagem automática de emergência e alertas de risco de colisão e ponto cego.

A cabine terá três telas, incluindo a do quadro de instrumentos. As duas que ficam na parte superior do painel servem ao sistema multimídia e para os demais ajustes de conforto.

O Tiggo 8 terá um novo câmbio, com 11 marchas combinadas. O conjunto terá motor 1.5 turbo a gasolina de 170 cv e 25,5 mkgf e dois elétricos. Segundo a marca, no total serão 317 cv e 56,6 mkgf. Além disso, o SUV poderá rodar até 78 km apenas no modo elétrico.

Com as novidades, a Caoa Chery quer consolidar sua posição de vanguardista. Em 2022, a marca ocupa a 10ª posição no ranking de vendas. (Estadão Conteúdo)

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