Benê Gomes
Saiba como são feitas as pastilhas de freios
Produzidas em Sorocaba, pastilhas Jurid equipam carros de todo o Brasil
Assim como os processos de produção automotivos evoluíram, os sistemas de freio dos automóveis também. Da inovação com os freios a disco aos atuais sistemas inteligentes de frenagem autônoma, as pastilhas de freio seguem como um componente imprescindível. Como é de se imaginar, o processo de produção tem uma dose de complexidade, como nos explicou Luciano Costa, gerente da planta de Sorocaba da Jurid do Brasil, tradicional fabricante de pastilhas de freios e sapatas. “Antes do processo em si, temos complexidade porque há um importante trabalho realizado durante a preparação de uma grande lista de matérias-primas de alto padrão, sendo que parte delas são importadas. Mas, resumidamente, o fluxo começa com a preparação de chapa, segue com um processo de forno, depois tem a mistura e o preparo do material de atrito -- esse, o componente mais importante -- para então voltar ao forno e, aí, seguir para o processo de retífica e acabamento da peça, fechando com pintura e embalagem.”
A aparente simplicidade na apresentação do processo produtivo envolve, antes de tudo, a participação de profissionais capacitados e absoluto sigilo industrial. Isso porque toda pastilha nasce a partir do pedido de uma fabricante de automóveis para aplicação em um modelo ainda em fase de desenvolvimento. “São as fábricas de automóveis que nos passam os requisitos do modelo que estão produzindo, e que são muito rigorosos, para aí, sim, nossa equipe de técnicos e engenheiros iniciarem o desenvolvimento de pastilha específica.”
A marca Jurid tem uma linha completa de pastilhas para carros de passeio e modelos pesados, atendendo ao mercado de originais e de reposição. Atualmente, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para o Honda New City, versões hatch e sedã, modelo lançado início deste ano. No entanto, é referência ainda com as pastilhas de alta performance, pois foi a primeira a trazer a tecnologia de cerâmica para o Brasil. Tanto que a marca Ferodo é muito lembrada por entusiastas do esporte a motor. “A pastilha cerâmica conta com uma engenharia muito avançada, por isso a caracterizamos como um produto Premium. “Na prática, ela garante mais eficiência e conforto de frenagem, pois conta com antirruído, e mais, gera menos sujeira provocada pelo atrito com o disco. Ou seja: não cria aquele volume de fuligem preta muito comum com as pastilhas convencionais.”
Normalmente associadas aos carros de alta performance, a linha de pastilhas de cerâmica Ferodo atendem praticamente toda a frota de veículos comercializada no Brasil. Por isso, lembra Luciano, independente de qual marca, é muito importante que o consumidor crie o hábito de escolher também a melhor pastilha para usar em seu carro, já que se trata de um componente fundamental para a segurança geral. “A maioria das pessoas já escolhe, por exemplo, a marca de pneu que mais confia; mas na revisão dos freios, ainda deixa que o mecânico escolha a pastilha que vai ser instalada.”
Em Sorocaba
Fundada no final dos anos 60, quando adquiriu a planta da Ferodo em São Roque (SP), a empresa deu um importante passo em 1982, ano em que inaugurou sua moderna planta de Sorocaba e passou a ser constituída como Jurid do Brasil Sistemas Automotivos. Hoje, além da linha automotiva leve e pesada, produz sapatas para trens e até pastilhas para aviões comerciais leves.
Em seu processo de gestão, privilegia os profissionais da região de Sorocaba e promove a formação profissional de jovens. Neste momento, com perspectivas claras de crescimento em 2023, tem oportunidades em seu quadro de colaboradores, com vagas para profissionais da área técnica, de engenharia e vendas. “Temos nossa página de recrutamento em nosso website e alertas em nossas redes sociais. Os interessados, podem conferir as opções e nos procurar”, reforça Luciano Costa.
Agradecimento: www.juridbrakes.com.br
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