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Benê Gomes

A nova geração fica para depois

VW lança Saveiro 2024 reestilizada, mas frustra quem esperava grandes mudanças, como motor turbo

02 de Setembro de 2023 às 22:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A versão Extreme substitui a antiga Saveiro Cross como topo de linha e tem visual mais aventureiro
A versão Extreme substitui a antiga Saveiro Cross como topo de linha e tem visual mais aventureiro (Crédito: Divulgação)

Com 41 anos de mercado, a VW Saveiro recebeu outra reestilização, agora para a linha 2024. Apesar da grande expectativa para uma nova geração, a Volkswagen manteve a base já bem conhecida da picape. Assim, a primeira novidade da Saveiro 2024 é nova versão Extreme -- assinatura emprestada da picape média Amarok -- que substitui a antiga Saveiro Cross. Posicionada como a topo de linha, tem visual exclusivo, traz o emblema com o nome da versão em preto piano na coluna B, adesivos no capô e nas laterais. Ganhou ganhou uma faixa em preto fosco que liga as novas lanternas na tampa da caçamba e rodas de 15 polegadas escurecidas e com acabamento diamantado exclusivas.

Completando o pacote aventureiro e diferenciado, tem rack de teto unido ao santo antonio e capota marítima. No entanto, o que realmente merece comemoração, no caso da Extreme, é o preço: ficou quase R$ 9 mil mais barata que a antiga Saveiro Cross. Como é a versão mais cara da linha, vem bem completa e só tem um opcional, o pacote Tech, que reúne sensores de chuva e luz, piloto automático, controle de descida com off-road e retrovisor interno eletrocrômico. Segue com quatro opções: Robust cabine simples e cabine dupla, Trendline cabine simples e Extreme cabine dupla.


Visual mais robusto

A nova Saveiro é muito parecida com a versão anterior na traseira, onde o para-choque é sempre preto - Divulgação
A nova Saveiro é muito parecida com a versão anterior na traseira, onde o para-choque é sempre preto (crédito: Divulgação)

A VW alterou as proporções da Saveiro em todas as versões. É a dianteira que reúne mudanças de verdade, com o capô mais alto e com vincos, o para-choque redesenhado e maior, e nova grade com friso cromado entre os faróis. Na lateral, os para-lamas ganharam um relevo no arco da roda para alargar a visão frontal da picape. Agora, o acabamento do para-choque é sempre preto na traseira, enquanto na dianteira, recebe a cor da carroceria -- isso para as versões Trendline e Extreme. Na Robust, versão mas simples e voltada para o trabalho, os dois para-choques não têm pintura e as rodas são de aço com novo desenho e sempre equipadas com calotas escuras.

Na prática, tirando a dianteira, a nova Saveiro segue muito parecida com a versão anterior, ou seja, não gera um grande impacto visual. Característica reforçada dentro da cabine, que tem, como grande novidade, uma régua aplicada em todo o painel central -- que tem tons diferentes para a versão Extreme e Trendline -- novos revestimentos para os bancos e acabamentos das portas, mais um pequeno grafismo no conjunto de instrumentos. O sistema multimídia é o Composition Touch, com a modesta tela de 6,5”, item opcional na Trendline e de série na Extreme. Já na Robust, todo o acabamento é de plástico e só há preparação para instalação de rádio.


Nada de motor turbo

Internamente destacam-se a régua aplicada no painel central e os novos revestimentos para bancos e portas - Divulgação
Internamente destacam-se a régua aplicada no painel central e os novos revestimentos para bancos e portas (crédito: Divulgação)

A situação se repete também na motorização da Saveiro 2024. Para quem esperava um motor turbinado na picape da VW, como fez a Fiat com a Strada, vai ficar decepcionado. A Saveiro segue equipada com o motor 1.6 flex aspirado de 116 cv e 16,1 Kgfm de torque, e câmbio manual de cinco marchas. Não é justo dizer que é pouco pra ela, porque é um conjunto eficiente e que garante bom desempenho, ainda mais para quem a escolhe para o trabalho. Entrega boas médias de consumo, com 11,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada (números da versão cabine simples com gasolina).

No entanto, é mais um item que nos faz lembrar da idade avançado da Saveiro. Ponto positivo da nova linha é a inclusão, em todas as versões, de sensor de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio a disco nas quatro rodas como itens de série. Outro ajuste importante envolve a suspensão dianteira, que recebeu novas molas e amortecedores, mudança que elevou em 10 mm altura livre do solo e garante agora mais conforto em pisos ruins e estradas de terra. A linha Saveiro 2024 ganhou ainda novas cores, entre elas, a Cinza Oliver -- exclusiva para a Trendline e Extreme -- e Cinza Moonstone -- exclusiva da Extreme.

Agora, para quem é muito fã da Saveiro, é impossível evitar a frustração, afinal, a expectativa era ver a picapinha realmente renovada, com uma nova geração e mais tecnologia. Mas a VW preferiu esperar e seguir explorando a força da Saveiro como modelo robusto para o trabalho, faixa de mercado onde sempre se deu bem. Aposta clara nesse sentido foi o reposicionamento de preços, deixando a versão Robust com valor mais baixo do que opção de entrada da Fiat Strada.

Preços VW Saveiro 2024

Robust CS: R$ 95.770

Trendline CS: R$ 101.490

Robust CD: R$ 109.710

Extreme CD: R$ 114.580

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