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BENÊ GOMES

VW Polo GTS 2025 segue como esportivo elegante e confortável

O modelo tem bom isolamento acústico e o motor trabalha suave, nada de barulho de esportivo

06 de Julho de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Polo GTS é equipado com o 1.4 turbo flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque
O Polo GTS é equipado com o 1.4 turbo flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque (Crédito: MATHEUS SIMANOVICIUS)

Em 2024, a VW voltou a ter um carro mais vendido no Brasil, o Polo. Isso graças ao lançamento de uma versão mais simples, a Track. No entanto, na outra ponta da linha, a marca alemã segue bem servida com uma versão comprometida com a esportividade, a GTS. Esta, aliás, é a opção mais completa do hatch compacto, com direito a detalhes visuais e equipamentos exclusivos, como a iluminação IQ Light Led Matrix. Esse é um primeiro detalhe que merece atenção no Polo GTS, que carrega um visual diferenciado na dianteira, com os faróis unidos por uma faixa luminosa que passa por toda a grade.

Mas o importante mesmo é que o IQ Light tem alta capacidade de iluminação e conta com um recurso que regula constantemente o facho de luz - na altura e na cobertura lateral e faz a mudança automática de farol alto. Para justificar a esportividade no visual, o Polo GTS traz alguns adereços, como pequenas saias laterais e um discreto aerofólio atrás. Para dizer que tem um detalhe externo mais provocativo, conta com saída dupla de escape na traseira e o logo GTS na tampa do porta-malas.

Já as rodas são bonitas, de liga leve aro 18, mas também sem provocação nelas, fechando um conjunto visual que torna o Polo GTS um modelo mais elegante do que esportivo quando observado por fora. Uma situação que muda dentro da cabine, que traz acabamento escuro com costuras aparentes na cor vermelha nos bancos, painel frontal, painéis de portas e no volante, além de acabamento vermelho nas saídas de ar e na alavanca de câmbio.

No mais, oferece o que já conhecemos da linha Polo em suas versões mais equipadas, como o painel de instrumentos 100% digital configurável de 10,25”, o sistema multimídia VW Play com tela de 10,1”. Mas tem um diferencial bem legal para quem realmente quiser utilizar o Polo GTS como um esportivo: dá para ligar um cronômetro e conferir as informações de pressão de turbo e aceleração, por exemplo, na tela do multimídia.

Mas falando em esportividade de verdade, vale repassar outro ponto forte e que confirma que nele existem sim características de um esportivo, como é o caso do conjunto de motor e câmbio. O Polo GTS é equipado com o 1.4 turbo flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque, e a transmissão automática de seis velocidades (com calibração específica para realizar trocas mais rápidas e opção de mudanças manuais por aletas no volante). O resultado prático, guardadas as proporções, é um desempenho de modelo esportivo sim, faz de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, e tem cuidados como acerto de suspensão um pouco mais rígido, barra estabilizadora mais grossa e eixo traseiro exclusivo da versão, além das rodas um pouco maiores e todas equipadas com freios a disco.

Se quiser experimentar as sensações de andar forte numa pista, o “piloto” vai se sentir feliz. Mas, de novo, guardadas as proporções e com total respeito à proposta desse Polo GTS. Na prática, quem anda com ele pelas ruas não vai ficar incomodado com algum tipo de aspereza no trabalho da suspensão. Pelo contrário, o Polo GTS é confortável, tem bom isolamento acústico e o motor trabalha suave, nada de barulho de esportivo. Nem mesmo quando o modo Sport é ativado e o conjunto permite esticar mais as trocas de marchas e explorar as rotações altas do motor.

E nessa questão do barulho, o que o Polo GTS tem é um emulador de ronco, um tipo de atuador de som que fica na base do para-brisa. Ele funciona acompanhando a frequência do motor e cria um clima de carrão esportivo com um ronco encorpado invadindo a cabine. Mas esse barulho só é ouvido dentro mesmo. Do lado de fora, o motor segue trabalhando suave, como acontece com as demais versões do Polo.

Uma coisa que ainda joga contra o Polo GTS, mesmo em sua nova linha, é a falta de alguns recursos já comuns em modelos dessa faixa de preço. Mesmo se tratando da versão mais completa do Polo, não tem, por exemplo, os recursos de assistência à condução pacote ADAS - e só traz quatro airbags. A linha 2025 chegou em abril passado e sem alterações visuais ou de conteúdo, mas sofreu reajuste de preço. A única novidade foi o lançamento de uma versão de entrada, bastante simples, a Robust, criada para o trabalho pesado em áreas rurais.

Preço VW Polo GTS 250 TSI:

R$ 153.790

 

 

 

 

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