Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Honda CR-V agora é híbrido e oferece mais requinte

Em sua sexta geração, o novo CR-V Advanced Hybrid recebeu um desenho bem provocativo

20 de Julho de 2024 às 22:34
Cruzeiro do Sul [email protected]
Em relação ao pacote de segurança, a Honda caprichou na lista do CR-V, começando pelos dez airbags
Em relação ao pacote de segurança, a Honda caprichou na lista do CR-V, começando pelos dez airbags (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Modelo Honda mais vendido no mundo, o CR-V voltou ao Brasil neste ano e bem diferente da última versão vendida aqui. Em sua sexta geração, o novo CR-V Advanced Hybrid recebeu um desenho bem provocativo e passou a utilizar o mesmo conjunto híbrido dos sedans Civic e Accord, mas com uma diferença: a tração é integral. O sistema e-HEV é formado por dois motores elétricos - um para tração e outro que atua como gerador - e o motor a combustão 2.0 16V a gasolina e injeção direta de combustível.

O 2.0 tem 147 cv de potência e 19,4 kgfm de torque, fechando uma potência combinada de 207 cavalos para o CR-V (o motor elétrico conta com 184 cv e 34,2 kgfm de torque). A transmissão é automática, chamada de e-CVT, e tem uma configuração um pouco diferente, como explicou a Honda, pois conta com duas relações fixas, uma mais curta que atua em velocidades baixas, e outra mais longa para as velocidades altas. O conjunto oferece também três modos de condução: Eco, Normal e Sport. O resultado prático para quem dirige é poder aproveitar uma aceleração consideravelmente ágil, já que o motor elétrico sempre entra em ação com o propulsor a combustão nas arrancadas e retomadas de velocidade. Mas a característica padrão do CR-V híbrido é a de um modelo confortável, que entrega comportamento próximo ao de um sedan de luxo, mesmo se tratando de um carro mais alto e que tem uma carroceria mais quadrada, o que limita a aerodinâmica.

O que ajuda também nesse resultado é a suspensão independente nos dois eixos, calibrada para entregar conforto e comportamento seguro em curvas e em altas velocidades. E tem mais um detalhe que joga muito a favor do conforto, o ajuste do conjunto híbrido, que prioriza o uso do motor elétrico, e isso reforça o isolamento acústico dentro do CR-V. Mas como se trata de um híbrido, logo criamos a expectativa de encontrar bons números de consumo, certo? Bem, o CR-V entrega boas médias oficiais, 14,6 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada (pelo ciclo Inmetro). Agora, observando os resultados de concorrentes diretos, os números do CR-V perdem um pouco do brilho.

No mais, tem tudo a ver com a proposta de carro mais luxuoso, com acabamento bem cuidado, linhas mais retas e bonitas, com aquele estilo mais discreto, como acontece com os outros modelos da marca, mas com direito a detalhe que imita madeira, muita superfície emborrachada, a invocada grelha que percorre todo o painel frontal e onde ficam embutidas as saídas do ar-condicionado.

Tem painel de instrumentos digital de 10,2”, head-up display que projeta informações do computador de bordo e velocidade no para-brisa - multimídia compatível com Apple Carplay e Android Auto sem fio, mais dois destaques indiscutíveis dentro: ótimo espaço interno e versatilidade nos bancos traseiros. No CR-V, a fila do meio tem encostos reclináveis e os acentos correm sobre trilhos, o que permite posicioná-los à frente e abrir mais espaço no eficiente porta-malas de 581 litros. Em relação ao pacote de segurança, a Honda caprichou na lista do CR-V, começando pelos dez airbags, e depois com o pacote Honda Sensing e seus recursos de assistência à condução, como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, assistente de ponto cego, assistente de saída de faixa que centraliza o carro na pista, entre outros.

Com tudo isso, esta sexta geração do CR-V ganhou ainda um visual bem arrojado quando comparado com o desenho da versão anterior, agora carregado de vincos e recortes, frente chamativa com faróis de led estreitos e escurecidos, grade pronunciada e com acabamento escuro também, bonitas rodas de 19 polegadas, traseira alinhada com o desenho provocativo da frente, com lanternas grandes e que sobem pelas colunas laterais. Ficou bonito e entrega uma proposta competente, mas sofre por um detalhe: tem preço bem mais alto do que seus concorrentes diretos, em especial, os novos chineses da BYD e GWM. Mas tem a seu favor, como acontece com outros modelos Honda, um diferencial exclusivo e de muito valor: a credibilidade da marca no Brasil.

Preço Honda CR-V Advanced Hybrid - R$ 352.900,00

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos