Buscar no Cruzeiro

Buscar

BENÊ GOMES

Pulse Abarth é fiel à raiz esportiva sem incomodar a família

Comparado ao Polo GTS, o modelo sai perdendo porque tem carroceria de SUV compacto

28 de Setembro de 2024 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
O modelo é projetado também para o uso
O modelo é projetado também para o uso "doméstico" e traz um bom pacote de segurança (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Muito próximo de completar dois anos em nosso mercado, atualmente o Pulse Abarth, junto ao VW polo GTS, é um dos esportivos mais acessíveis vendidos no Brasil. Mas, para ser justo, é preciso lembrar que, se comparado diretamente ao Polo GTS, o Pulse Abarth sai perdendo porque tem carroceria de SUV compacto, enquanto o modelo Volkswagen é um hatch de verdade, o que favorece a esportividade.

Agora, o Pulse, mesmo altinho, tem 1,54 metro de altura, já deixa clara suas intenções com o visual mais provocativo. Isso porque, junto aos elementos aventureiros, oferece os acessórios aerodinâmicos funcionais de um esportivo de verdade, como a entrada de ar mais eficiente para garantir melhor refrigeração do motor, rodas de liga aro 17 com alívio de massa e pneus mais largos para agarrar bem no chão (215/50), aerofólio e difusores de ar traseiros, além da invocada ponteira de escape.

Mas, como o compromisso é ser um esportivo mais raiz, o Pulse Abarth faz bonito com um motor forte, o 1.3 turbo flex de 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, e devidamente ajustado para melhorar o desempenho, com calibração específica para os sistemas de injeção e de exaustão. O câmbio não é manual, mas longe de deixar um entusiasta frustrado com o acerto da transmissão automática de seis velocidades, que também é mais robusta para dar conta da força do motor.

As trocas de marcha são feitas com agilidade, mas tudo pode ficar ainda mais “quente” com a opção Poison veneno em inglês e que altera configuração de motor, câmbio e direção, deixando o esportivo apto a andar bem numa pista e garantir as boas sensações para quem gosta de dirigir e pilotar também.

Para quem desconfia, é só conferir o 0 a 100 km/h feitos em 7,6 segundos. Importante lembrar ainda que ele tem acerto de suspensão voltado para a esportividade, diferente do que é oferecido nas conhecidas versões do Pulse. No Abarth, molas e amortecedores são mais firmes e o eixo traseiro tem maior resistência torcional, os freios dianteiros contam com disco ventilado de 300 mm com pinça flutuante.

Atrás, os freios são a tambor, porém redimensionados para garantir frenagem eficiente (como explicou a engenharia da marca). Bem, e se a proposta esportiva é bem estruturada no Pulse Abarth, não pense que ele vai causar arrepios a quem precisa dele também para um passeio confortável com a família.

O acabamento interno é escurecido, com vários detalhes em vermelho e muitos escorpiões, mas tem bancos confortáveis revestidos com material que imita couro e qualidade no acabamento geral da cabine. Traz a mesma dose de conectividade conhecida do modelo, a central multimídia tem tela de 10 polegadas e faz espelhamento de smartphone sem fio. O painel de instrumentos100% digital de sete polegadas traz as informações tradicionais, mas tem algumas exclusivas que atendem quem realmente vai explorar a esportividade dele na pista em um track day.

Isso vale para os dados de pressão do turbo e força G. E como é projetado também para o uso “doméstico”, traz um bom pacote de segurança, inclusive os assistentes à condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, mudança de farol alto automático, entre outros.

É assim que o Pulse Abarth, mesmo sendo um SUV compacto um pouquinho mais alto, pode ser encarado como boa referência de esportivo pequeno e potente, principalmente porque, além de força, tem acertos específicos para entregar desempenho. Após a despedida do Renault Sandero RS do mercado nacional, o único que pode fazer frente a ele nesse momento é o Polo GTS que, na prática, acelera menos e é mais classudo, voltado a outro perfil de cliente.

Preço Pulse Abarth T270 Flex AT

R$ 151.990

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos