Benê Gomes
Nova Ford F150 tem motor de Mustang e recursos exclusivos
Picape é oferecida em duas versões e com preços iguais
Depois de abrir o processo de pré-venda em agosto passado, a partir deste mês, a Ford começa a entregar as primeiras unidades da nova F150 2025. São duas versões, como antes, mas agora a diferença entre elas se limita ao tipo de acabamento. A Lariat tem detalhes cromados e proposta mais sofisticada, enquanto a Lariat Black troca os cromados por acabamentos escurecidos e tem ponteira dupla de escape na traseira, fechando uma receita com apelo esportivo. Dentro dessa estratégia, a F150 é vendida completa, sem opção de pacotes opcionais. Mas oferece uma linha de acessórios da marca.
Em relação ao modelo 2024, a F150 traz algumas diferenças no visual. Os faróis ganharam luzes com assinatura em formato de “F” e a grade dianteira recebe o novo logo oval da Ford, agora com friso e letras brancas no lugar do cromado. E na Lariat Black, o logo também tem fundo preto no lugar do tradicional tom azul. Outra mudança, esta mais expressiva, está na caçamba, com os dois modos de abertura da tampa: o tradicional, quando pode ser aberta por inteiro; e o feito lateralmente, pois a tampa tem uma divisão para ser aberta também para o lado. Uma solução providencial quando a picape está rebocando um trailler. Além disso, o para-choque ganhou um degrau no meio para ajudar no acesso à caçamba.
Dentro, o mesmo espaço digno de limosine, com direito a novas cores e materiais de acabamento. Tem grandes telas digitais de 12 polegadas para o painel de instrumentos e central multimídia, e é equipada com o “head-up display”, recurso que projeta informações do painel de instrumentos no para-brisa. Vale destaque ainda uma exclusividade bem interessante da F150, a iluminação externa 360 graus. O sistema conta com luzes que podem ser acionadas por zona, o que permite iluminar todo o entorno da picape. Um recurso bem-vindo em situações de parada na estrada e, mais ainda, para a rotina de trabalho numa fazenda, que é o melhor território dela.
Motor V8 de 405 cv do Mustang
Sob o capô, a Ford não abriu mão do clássico e potente V8 5.0 de 405 cavalos e 56,7 kgfm de torque, mais a transmissão automática de dez velocidades. Sim, esse é o mesmo conjunto do esportivo Mustang, só que calibrado para a picape. Conta com tração 4x4 com as opções “high”, “low” ou automática, bloqueio de diferencial eletrônico e sete modos de condução. Como destacou a Ford, a F150, tem carroceria 200 kg mais leve, graças ao uso de aço e liga de alumínio de nível militar com alta rigidez torcional, e é equipada com tanque de combustível estendido de 136 litros. Dessa forma, pode garantir autonomia de mais de 1 mil quilômetros, ajudado ainda pelos números de consumo, realmente bons para o perfil da picape: 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada.
O pacote de segurança é recheado com oito airbags, piloto automático adaptativo, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, entre outros. Mais um recurso interessante oferecido pela nova F150 é o “Pro Trailer”, com o qual é possível comandar as manobras de estacionamento com o trailer utilizando apenas um simples botão no painel frontal e com o apoio de imagens 360º projetadas na tela do multimídia. Ambas as versões são equipadas com o pacote off-road FX4, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada. E como são exatamente iguais em conteúdo e conjunto mecânico, as duas versões têm o mesmo preço.
Ford F150 2025: R$ 519.990
Galeria
Confira a galeria de fotos