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BENÊ GOMES

Fiat Pulse Hybrid tem silêncio a bordo, mas não surpreende no consumo

Equipado com o sistema híbrido leve, modelo baixou em 10,7% o gasto com combustível

22 de Março de 2025 às 20:30
Pelo ciclo Inmetro, o Pulse reduziu o consumo em 10,7%, fechando em 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (com gasolina)
Pelo ciclo Inmetro, o Pulse reduziu o consumo em 10,7%, fechando em 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (com gasolina) (Crédito: DIVULGAÇÃO)

No ano passado, a Fiat lançou seus dois primeiros carros híbridos produzidos no Brasil, Fastback e Pulse, nas versões Audade e Impetus. Os dois estrearam a tecnologia Byo-Hybrid, nome escolhido pela Fiat para o seu sistema de propulsão híbrida do tipo leve (ou micro-híbrido). O conjunto é formado pelo bom motor T200 - 1.0 turbo flex de 3 cilindros de 130 cavalos de potência, mais um pequeno motor elétrico de 3 kW - que substitui o alternador e motor de arranque - e duas baterias, uma tradicional de chumbo ácido e outra de íon de lítio. Entre o motor elétrico e as baterias, há um módulo que gerencia a atuação das duas conforme cada situação. A transmissão é automática do tipo CVT.

Como se trata de um híbrido leve, o motor elétrico nunca traciona as rodas, mas reduz o esforço do motor a combustão no arranque inicial e na estrada, quando o carro atinge a velocidade de cruzeiro e o propulsor elétrico mantém o motor a combustão em movimento sem uso de combustível. Com essa configuração, garante mais eficiência na cidade, mas é diferente de um sistema híbrido pleno, como o utilizado no Toyota Corolla, por exemplo, que oferece até um modo 100% elétrico para pequenos percursos.

Mais silêncio e consumo um pouco melhor

É fácil notar o comportamento um pouco diferente do conjunto híbrido do Pulse, a começar pela ausência do barulho do motor de arranque na partida. Além disso, o ruído é menor também porque o motor trabalha em rotação mais baixa a maior parte do tempo. Como o motor elétrico não interfere diretamente na tração, o comportamento é praticamente igual ao do Pulse equipado só com o 1.0 turbo flex, e que é muito bom. Tanto que não houve alteração nos números de torque e potência: 130 cavalos e 20,4 kgfm de torque com etanol. Mas quanto melhorou o consumo? Essa é a pergunta que todos fazemos. Pelo ciclo Inmetro, o Pulse reduziu o consumo em 10,7%, fechando em 13,4 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (com gasolina). Valores pouco expressivos pensando em um híbrido, mas que podem fazer a diferença na conta no final do mês. Para ajudar, ele tem o Start Stop, recurso que desliga e liga o motor a combustão automaticamente em paradas no trânsito.

No mais, o Pulse híbrido conta com o mesmo bom pacote de conteúdo oferecido nas versões só a combustão, mas recebeu duas novidades. A central multimídia (com tela 10,1” e Apple Carplay e Android Auto sem fio), agora é item de série a partir da versão Audace (antes estava disponível só a partir da versão Impetus). E o painel de instrumentos digital de 7” ganhou uma nova página que mostra o fluxo de energia, com detalhes sobre o nível de carga das baterias e o processo de regeneração.

Um pouco diferente de um modelo híbrido pleno, porque não oferece força adicional ou redução expressiva no consumo, o Pulse híbrido tem um mérito a considerar: nesse momento, é o modelo com propulsão híbrida mais acessível do mercado nacional, abaixo dos R$ 150 mil. Ou seja, vai provocar um movimento positivo no mercado, estimulando a chegada de outros híbridos mais acessíveis também. Aí sim, essa tecnologia pode ganhar força de verdade e fazer parte da realidade de muito mais gente!

Preços Fiat Pulse T200 Hybrid

Audace: R$ 129.990,00

Impetus: R$ 144.990,00

 

 

 

 

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